Piscinas contemporâneas

ARQUITETO AQUILES NÍCOLAS KÍLARIS 148As piscinas e áreas de lazer são as grandes vedetes de um projeto contemporâneo.

É lá que a família quer estar nos momentos de relaxamento e diversão com os amigos. Estes espaços, anteriormente construídos com certo distanciamento da casa, são hoje completamente integrados ao imóvel, facilitando a circulação e o uso de todos os ambientes.

A piscina é a parte mais refrescante e a mais freqüentada também, principalmente nos finais de semana. Por isso mesmo, os projetos arquitetônicos contemplam essa estrutura. Sauna, espaço goumert, spa, sala de ginástica, prainha, bar aquático, queda d’água e chuveiro não podem faltar e ajudam a tornar o ambiente ainda mais agradável.

Em nossos projetos a piscina e seu entorno são o coração e a alma da casa. As formas orgânicas são minhas favoritas, pois refletem as curvas encontradas na natureza. Aliás, esse é o segredo, criar dentro da casa um cantinho de mata, ou de floresta, trazendo para o lar todo o bem estar proporcionado pelos ambientes naturais.

ARQUITETO AQUILES NICOLAS KILARIS CRW_5940Bares aquáticos com banquetas de inox dentro da água e prainhas, onde as crianças podem brincar tranqüilas são soluções inteligentes e que conferem beleza e conforto ao projeto. As prainhas têm ainda uma dupla função, pois podem receber espreguiçadeiras para quem quiser tomar sol e se refrescar ao mesmo tempo. Pequenas ilhas com plantas verticais localizadas dentro da piscina ajudam a compor o clima natural.

O piso mais indicado para ser colocado em volta da piscina é o atérmico, mas a pedra natural também pode ser usada. O importante é que a textura do revestimento evite acidentes na área molhada. É possível mesclar a pedra com um deck de madeira. Essa mistura possibilita um ar rústico e ao mesmo tempo elegante. A borda pode ser de mármore branco apicoado, que valoriza e realça as formas.

ARQUITETO AQUILES NICOLAS KILARIS 110Atualmente existem diversos revestimentos para as piscinas. A pastilha de porcelana especial é uma excelente opção. Com tamanhos e cores diferentes, é possível criar um cenário que reproduza o fundo do mar. Usando tons de azuis mais claros e escuros conseguimos realçar a sensação de diferentes profundidades.

Não podemos esquecer que a piscina contemporânea pode e deve ser aquecida. Isso valoriza o espaço e permite que ela seja aproveitada nas quatro estações do ano. Há no mercado várias opções, como por exemplo, aquecimento por troca de temperatura, placa solar ou sistema a gás. Para garantir a melhor eficiência do sistema escolhido, é necessária uma avaliação do local onde a piscina foi construída. Temperatura e insolação são variantes que devem ser levadas em consideração no momento da escolha.

(Artigo da designer de interiores Iara Kílaris | Fotos Divulgação)