O Rosa Quartz não é a cor ‘Pantone’ de 2016. Entenda a confusão!

Direto da Suíça, a arquiteta e designer Ana Paula Barros
Ana Paula Barros - Arquiteta - Correspondente Internacional da Suiça
Ana Paula Barros – Arquiteta – Correspondente Internacional da Suiça

Entre 10 e 17 de setembro de 2015, aconteceu a aclamada “New York Fashion Week” (NYFW), trazendo as coleções Primavera/2016. Paralelamente a esse importante evento, a PANTONE, empresa americana mundialmente conhecida pela padronização da identificação de cores, lançou o Pantone Fashion Color Report – Spring 2016, um relatório que trouxe uma paleta cores e inspirações sob a visão de diferentes estilistas.

De acordo com Leatrice Eiseman, diretora executiva da empresa, “As cores esta temporada nos levam a um lugar mais feliz e ensolarado, onde nos sentimos livres para expressar uma versão mais graciosa do nosso verdadeiro eu”.
Tranquilidade, esta é a característica principal dessa paleta. Em um mundo globalizado, as pessoas estão buscando cada vez mais novas formas de se desconectar e relaxar. Como contraponto, as cores também trazem o contraste do ambiente urbano (construído) e a exuberância da natureza (orgânico). Desses diferentes meios a arquitetura, viagens e nostalgia são traduzidas em combinações de cores vibrantes e tons naturais.
Um detalhe muito interessante é que as cores dessa temporada vão de encontro a uma discussão bem atual: a questão do gênero. Assim sendo, não existem distinções nas opções de cores entre homens e mulheres e, sim, uma paleta unissex!
Pantone - Fashion Color Report Spring 2016 @ reprodução
Pantone – Fashion Color Report Spring 2016 @ reprodução
Abaixo segue o Top 10 e uma breve explicação sobre cada um:
1)      Rose Quartz (PANTONE 13-1520): um pôr-do-sol sereno, transmite compaixão e senso de compostura;
2)      Peach Echo (PANTONE 16-1548): na escolha dos estilistas, permanece o laranja. Nesse tom, evoca calor e companheirismo;
3)      Serenity (PANTONE 15-3919): leve e suave, um efeito calmante em épocas turbulentas;
4)      Snorkle Blue (PANTONE 19-4049): escapismo, inspiração marítima (navy) em um contexto mais enérgico;
5)      Buttercup (PANTONE 12-0752): lugar mais ensolarado, cor contrastante e vibrante;
6)      Limpet Shell (PANTONE 13-4810): representando os verdes-água, limpo, claro. Evoca uma mente e consciência tranquila.
7)      Lilac Gray (PANTONE 16-3905): o clássico, cinza, o neutro da temporada;
8)      Fiesta (PANTONE 17-1564): dinâmico, encorajador, a exploração do desconhecido, contrastante;
9)      Iced Coffee (PANTONE 15-1040): outro tom neutro, natural, da terra;
10)   Green Flash (PANTONE 15-0146): radiante, ousado. Representa a persistência/resistência da natureza em ambientes urbanos.
Pantone - Fashion Color Report Spring 2016 @ reprodução
Pantone – Fashion Color Report Spring 2016 @ reprodução
NOTA: Diferentemente do que vem sendo divulgado, erroneamente em alguns veículos de comunicação, o Rose Quartz é a cor que lidera a paleta da coleção Primavera/2016 e não é a “Cor Pantone do Ano 2016” (Pantone Color of The Year). Anualmente, em dezembro, a empresa revela a cor que será incorporada aos diversos setores de bens de consumo.
Ainda estamos sob o efeito do Marsala!
No link abaixo você pode acessar o relatório completo e ter uma visão detalhada das propostas de diversos estilistas e as composições de cores da paleta: