Campinas Decor 2016 acontecerá no Arquivo Municipal no Lago do Café

Celebrando seus 21 anos, a Campinas Decor 2016 acontecerá de 29 de abril a 12 de junho no (belíssimo) Prédio do Arquivo Municipal de Campinas, no Lago do Café, no bairro Taquaral.

A mais tradicional mostra de arquitetura, designer de interiores e paisagismo da RMC terá 60 ambientes, divididos em dois pisos do prédio assinado pelo arquiteto Roberto Tibau, em 1971. Na parte inferior, será a residência com salas, suítes, banheiros, home cinema, além do café e restaurante. Na parte superior, os amplos espaços foram divididos em Lofts e Studios. Na parte externa, a mostra terá espaços amplos espaços para o paisagismo.
Nesta terça-feira, 17 de novembro, as organizadoras da mostra, Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso, receberão os profissionais do mercado para apresentar o projeto.
Sobre o prédio
Assinado pelo arquiteto fluminense Roberto Tibau (Nitério, 09/08/1924 – São Paulo, 17/08/2003), o projeto para a sede do IBC – Instituto Brasileiro do Café, em 1971, que abriga o Arquivo Municipal de Campinas, é sua obra tipicamente corbusieriana. Seu brutalismo é coerente com a vertente do arquiteto franco-suiço na medida em que trabalha principalmente com o concreto aparente, tirando partido da robustez e vigor que o emprego do material viabiliza. Sua única obra, em escala monumental, se funda no jogo entre o vidro e as possibilidades  escultóricas do concreto armado.
Roberto também foi o responsável pelo Planetário Professor Aristóteles Orsini (Parque do Ibirapuera, SP), Escola de Astrofísica, Teatro Paulo Eiró, Teatro São Caetano, Teatro Arthur Azevedo, entre outros.
(Fotos: MONDO MODA)

Um comentário

  1. Eu quero saber, e o arquivo municipal como fica? e os pesquisadores acadêmicos que dependem das fontes de lá? como ficam as pesquisas dessas pessoas?

    Curtir

Os comentários estão fechados.