Mostra de arquitetura revitaliza o Lar dos Velhinhos de Campinas

A 1ª edição da Mostra+Sustentável 2017 promoverá a reforma e readequação de um dos mais antigos pavilhões do Lar dos Velhinhos de Campinas. Depois da mostra, o prédio abrigará os diferentes setores administrativos que hoje estão descentralizados. A Mostra+Sustentável acontecerá entre os dias 7 de setembro e 12 de outubro.

Prédio Lar dos Velhinhos da Mostra+Sustentável 2017 @ MONDO MODA

A Mostra+Sustentável é um evento de arquitetura e decoração com formato inovador, inserido em um contexto mais amplo, formado por manifestações artísticas e opções gastronômicas. Sem fins lucrativos e com caráter colaborativo, o evento beneficiará a instituição com reconhecida atuação social em Campinas ou na região, de modo a atender às suas reais necessidades.
O prédio

Prédio Lar dos Velhinhos da Mostra+Sustentável 2017 @ MONDO MODA

A propriedade do Lar dos Velhinhos tem no total 72 mil metros quadrados e data de 1904. São nove pavilhões, quatro deles destinados à moradia dos idosos. O espaço total a ser reestruturado pela Mostra envolve 2.950 metros quadrados – 850 metros quadrados de edificação, 1.500m² de paisagismo e mais 600m² de rua.
O projeto de arquitetura foi elaborado pelo escritório modelo A4, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Francisco, do Campus Campinas, coordenado pela professora Renata Góes, entre o segundo semestre de 2016 e o início deste ano.
Obras

Prédio Lar dos Velhinhos da Mostra+Sustentável 2017 @ MONDO MODA

As obras no local já começaram. O primeiro passo foi a demolição de parte da estrutura interna da edificação, o que gerou aproximadamente 300 metros cúbicos de entulhos. Em conformidade aos preceitos sustentáveis da Mostra, os rejeitos foram reciclados e utilizados na pavimentação de uma rua interna.
O prédio em estilo colonial e bastante deteriorado estava sendo utilizado como depósito. Suas características originais, incluindo as paredes externas, serão mantidas. A estrutura do telhado também permanecerá, mas, todas as ripas e telhas foram trocadas. No interior, boa parte das paredes foi demolida para adequação de layout. Os sistemas elétrico e hidráulico serão refeitos, assim como a maior parte do piso, que é de taco. Apesar de a edificação não ser tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC) a Mostra promoverá o resgate da história, por meio da revitalização do pavilhão, bem como da utilização de materiais históricos do Lar dos Velhinhos de Campinas.
A estória da mostra

Prédio Lar dos Velhinhos da Mostra+Sustentável 2017 @ MONDO MODA

A fim de orientar os trabalhos dos profissionais expositores para a criação de cada um dos ambientes foi desenvolvida a história do vovô Olavo e da vovó Yolanda. Vovô Olavo é um empresário cuja empresa é atualmente administrada pela filha. Essa premissa dará origem aos ambientes corporativos. Já a casa do casal foi pensada para proporcionar o conforto de seus moradores e dos visitantes, filhos e netos, e será o fio condutor dos ambientes residenciais. Na extensa área externa serão desenvolvidos jardins, praças e áreas para convívio. Dentre os espaços apresentados, destaque para um banheiro inteiramente adaptado às necessidades do idoso.

Marcela Mendes participará da Mostra+Sustentável 2017 @ Tácito Carvalho e Silva

Dentre os profissionais já confirmados para esta primeira edição da Mostra+Sustentável Lavinia está Otto Felix, Adriano Stancati e Daniele Guardini Stancati, Stella Crissiuma e João Rangel Crissiuma, Maycon Flamarion e Thiago Soares, Álida Weidman, Érica Gonçalves, Patricia Andrade, Raphael Calais, Marília Ferraz, Matheus Mehler, Ana Tayra de Ávila, Desirée Garcia Campos, Erlon Tessari, Helena Overmeer e Renata Kassis, Eduardo Menstriner, Marcela Mendes da Costa, André Lins e Mário Dino, Lydia Bonini e Carolina Stevanato da Costa, Ana Maria Coelho, Michelle Moreira, Biel Siqueira, Felipe Karam, Bruna Fernanda, Fernando Consoni, Caio Ghizzi, Daniela Cherfen, Isabella de La Volpe, Selma Milaré Rubim, Denise Dal Gallo, Liliane Bigaram, Denise Teixeira e Marcelo Bertolini.

Prédio Lar dos Velhinhos da Mostra+Sustentável 2017 @ MONDO MODA

Lar dos Velhinhos de Campinas
O Lar dos Velhinhos é um dos maiores abrigos para idosos do Brasil. A entidade tem capacidade para atender até 128 idosos e tem por missão promover o envelhecimento saudável e exercer o cumprimento dos direitos na integridade social do idoso.
Sua infraestrutura compreende nove pavilhões, quatro deles destinados à moradia. Em seus espaços, a instituição oferece aos idosos atendimentos social, ambulatorial, de enfermagem, de terapia ocupacional, fisioterapêutico, dentário, psicológico, atividades físicas recreativas e de lazer, como sessões de cinema, jogos, passeios, festas semanais e outros. Na propriedade há também uma capela e o Centro Histórico Orosimbo Maia, um museu antigo da época das freiras, com mobiliário do século XIX.
Sua história remonta ao final do século XIX, quando o jornalista Antônio Sarmento deu início a uma campanha na imprensa de Campinas com o objetivo de fundar um local para abrigar aos pobres. Foi o passo inicial para que em 25 de julho de 1904 fosse fundado o “Asylo de Mendigos”. Um ano depois, foi possível adquirir uma chácara de propriedade do coronel Bento Bicudo. A instituição, então denominada “Asylo de Inválidos”, foi inaugurada em 10 de dezembro de 1905. Somente em 1972, após ser detectado que a maioria das pessoas atendidas ali era constituída de idosos de ambos os sexos, a entidade teve seu nome reformulado para Lar dos Velhinhos de Campinas.
Ainda na década de 1970 começaram as reformas no terreno. O antigo casarão foi demolido e foram construídos novos residenciais. Outras obras como a pavimentação e a iluminação das antigas ruas de terra no entorno da propriedade também foram realizadas à época.
Serviço:
Mostra+Sustentável 2017
Data: 07 de setembro a 12 de outubro
Horário: quintas e sextas-feiras, das 14h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h
Local: Lar dos Velhinhos de Campinas (Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza, Campinas – SP)
Preço: R$ 16,00
Informações e agendamento de visitas: http://www.mostra.com.br | 19.99606 0787

Um comentário

Os comentários estão fechados.