A íris é uma das composições mais exclusivas dos melhores perfumes

Iris é uma flor especial. Muito especial. Não é comum em buquês ou arranjos. É muito frágil. Isso acontece porque muitos nem sequer sabem sobre esta flor. Mas uma vez que você a encontre, certamente, irá se apaixonar.
O nome “Iris” veio de antigos gregos do arco-íris Deusa Irida. De acordo com a lenda, Irida utilizava um arco-íris para vir do céu à terra para trazer a vontade dos Deuses Olímpicos para o povo. Quando ela tocou o chão, belas flores de íris saiu de suas pegadas.
Por incrível que pareça, podemos encontrar todas as cores do arco-íris e sombras em íris de flores. Também a textura espumante da pétala tem uma cor impressionante.
Há centenas de sociedades íris no mundo, bem como jardins e coleções botânicas. Na Europa, o mais famoso jardim de íris é a dell’Iris Giardino em Florença, que a cada ano sedia uma das mais famosa exposição de todo o mundo.

Campo de Íris no Japão @ Divulgação

Origem
Iris é uma planta perene da família Iris ( Iridaceae ). O gênero é amplamente distribuído em toda a Zona Temperada do Norte. Seus habitats são as regiões mais frias Europa, Oriente Médio e norte da África, Ásia e América do Norte.
Apesar do fato de que existem centenas de espécies, as mais populares são Iris Pallida, Iris Germanica (com flores roxas) e Iris Florentina (com flores brancas), que são usados ​​na medicina tradicional e aromaterapia. rizomas (comumente chamados de raízes) de a Iris Alemão (I. germanica) e Sweet Iris (I. pallida) são colhidas como orris raiz (o termo é usado para iridis Rhizoma) e são usados ​​em perfumes e remédios – hoje, raramente, pois a preparação da raiz da íris é longo e bastante trabalhoso.

A linda Íris @ reprodução

Idade

Para a produção de raízes da orriz, rizomas de íris são colhidas, perfeitamente limpas, cortadas, secas, e com idades de 3 a 5 anos. Jovens, seu perfume lembra o das violetas. Apenas depois de um tempo que as folhas secas obter seu aroma marcante. As mais velhas são destiladas no vapor, produzindo um composto oleoso e espesso, conhecido na indústria de perfumes como “manteiga íris.”
Iris petróleo é um dos “mais fortes” e não perde a sua qualidade dentro de anos. A melhor maneira de “manter” é no álcool. Mas a coisa mais importante é que a raiz da íris é a “nota de coração” em muitos perfumes.
O aroma é místico, langoroso, elegante, macio e um pouco frio.
Ela é indicada para a meditação, pois ‘abre sua alma e o terceiro olho’.
O simbolismo da flor está associada com a amizade, fé, carinho, esperança, promessa de amor e sabedoria.
Fragrâncias que têm a íris na sua composição: Infusion D’Iris Prada | Iris Nobile Acqua di Parma | Iris Poudre Frederic Malle | Orris Noir Ormonde Jayne | Ganache Guerlain Iris | Iris d’Argent Keiko Mecheri | Mythique DelRae | Hermessence Iris Ukiyoe Hermes | Iris Prata Névoa Serge Lutens | Iris Crabtree & Evelyn.
(Fonte: Olga Ikebanova)