Mostra de Paisagismo e Decoração da Expoflora 2018

Coordenada pela arquiteta Karina Taccola, a Mostra de Paisagismo e Decoração da Expoflora 2018 contará com 19 ambientes assinados pro arquitetos, designers de interiores e paisagistas que pensaram em opções inovadoras calcadas na sustentabilidade. A Mostra é uma das atrações da Expoflora, que será realizada de 24 de agosto a 23 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, a 140 km de São Paulo.

Mostra de Paisagismo da Expoflora 2018 @MONDO MODA

Banquetas e caixas de feira de Pinnus Elliotti (madeira de reflorestamento), tambores são usados como sofá, porta-garrafas, porta-lenha e luminárias. A madeira de demolição e as cruzetas são utilizadas em móveis, decks, pergolados e pisos. Objetos antigos e de família integram harmoniosamente a decoração. Plantas de baixa manutenção, que exigem pouca rega, têm a preferência dos paisagistas em época de tempo seco.

Mostra de Paisagismo da Expoflora 2018 @MONDO MODA

“Do it yourself” ou “Faça você mesmo” já é tendência na decoração. Tudo para aproximar as pessoas da natureza e incentivá-las a levar mais flores e plantas para os ambientes de suas residências, aumentando os momentos de relaxamento, de contemplação e estimulando o convívio com familiares e amigos.

Mostra de Paisagismo da Expoflora 2018 @MONDO MODA

Peças do Ateliê Casagrande (leia-se Flávio Casagrande) decoraram o ambiente Jardim das Crianças, assinado pela arquiteta Inês Scisci, que celebra sua 12ª participação na Expoflora.

Sobre o ambiente Jardim das Crianças

Um espaço para a redescoberta da natureza pelas crianças que, ultimamente, dedicam muito tempo aos dispositivos eletrônicos, como celulares, computadores e tablets e têm cada vez menos contato com o verde. Para incentivar a jardinagem entre a garotada, o ambiente oferece bancada com ferramentas e insumos – terra e vasinhos –, uma parede verde com caixotes de madeira fixados em pallets e floreiras feitas com pneus, tudo criado no conceito de sustentabilidade.

Caixotes do Ateliê Casagrande na Mostra de Paisagismo da Expoflora 2018 @MONDO MODA

Vários benefícios são obtidos com a jardinagem, atividade que ao ensinar o cuidado de algo vivo desenvolve valores e conceitos, como responsabilidade, paciência e técnica. Nesse ambiente, as crianças conhecerão os minikalanchoes da Turma da Mônica, lançamento do Grupo Swart na Expoflora, e desenvolvido para despertar o interesse delas para a importância do cuidado com as flores.

Banquetas e caixotes do Ateliê Casagrande na Mostra de Paisagismo da Expoflora 2018 @MONDO MODA

A proposta é ousada por se tratar de um projeto socioeducativo que tem como foco os conceitos de responsabilidade, de “cultivar” – em seu mais amplo sentido – e de cuidar de outro ser vivo. Para engajar desde a infância, o Grupo Swart escolheu os minikalanchoes (pote 6) para esse projeto por razões diversas: trata-se de uma planta da família das suculentas que armazena água nas suas folhas e, portanto, é fácil de cuidar por exigir pouca rega, e é encontrada em variada paleta de cores (branca e nas diversas variações do amarelo, laranja, vermelho, rosa etc.). Os quatro principais moradores do bairro do Limoeiro, – Mônica, Cascão, Cebolinha e Magali, criados pelo cartunista Mauricio de Sousa e conhecidos como “A Turma da Mônica”, estampam as embalagens dos pequenos vasinhos.

Flávio Casagrande e Inês Scisci na Mostra de Paisagismo da Expoflora 2018 @MONDO MODA

Expositores 2018

Além de Inês, participam da edição, Paula Britto (Quintal do Jardinista), Rogério Bernades, Gustaaf Winters e Martina Winters (Piscina e Lago Natural), Bruna Zechinato e Pedro Galli (Quintal Orgânico Sensorial), Marisa Trippia (Ateliê “Decor Art”), Roberta Cicivizzo Lazarov e Rose Faria (Uma festa no Jardim), Ana Dix e Patrícia Küpper (Na Calçada de Casa), Daniela Vieira (Sala de Banho), Mauro Contesini (Varanda Bela Vista), Márcia Janeiro (Um jardim no quintal), Cléia Thomazini (Área de Banho e Relax), Luciano Simões (Jardim, natureza e arte), Karina Taccola e Alexandre Lopes Veneziano (Refúgio de Fim de Semana), Cris Antonelli e Angélica Beatriz Ferreira (Pôr do Sol), Camila Colombo, Haline Castelo, Michele Marconatto dos Santos e Sheila Cristina da Silva (Refúgio), Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Holambra e Pedro Galli (Engenharia no Paisagismo), Allan Oliveira (Bistrô) e Derci Batista Rocha de Oliveira, Danielly Rocha de Oliveira, Debora Rocha de Oliveira, Diogo Rocha de Oliveira, Rogerio Donizete de Freitas Junior e Bruno Fogaça (Clicks em Holambra).