Por que contratar um arquiteto para reformar sua casa?

O tempo passa e com ele surge a vontade de fazer aquela reforma em casa. Mas como tomar essa iniciativa de forma responsável e eficaz? Contratando um arquiteto.

Segundo pesquisa feita pelo Datafolha para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, CAU/BR, 54% dos brasileiros construíram ou reformaram a casa no último ano. Desses 54%, 85% não tiveram orientação profissional. Apesar disso, a consciência da importância do profissional só cresce. Em 2017, por exemplo, arquitetos e urbanistas brasileiros realizaram 1,4 milhão de atividades. O valor representa um crescimento de 2,5% em relação a 2016, segundo anuário publicado pelo próprio CAU em 2018.
As atividades de Arquitetura e Urbanismo vêm crescendo justamente nos estados onde se formam mais novos arquitetos e urbanistas.
Em Rondônia, por exemplo, a população de arquitetos e urbanistas mais que triplicou entre 2012 e 2017. E as atividades realizadas por esses profissionais quase quadruplicaram. Em 2017, o estado ganhou 18% mais arquitetos, e as atividades subiram 25%. Esse fenômeno se repete em outros estados da região norte, como Acre, Amazonas e Roraima.
No quesito reforma, o anuário do CAU/BR enfatiza o crescimento da demanda por esses serviços. Segundo os dados, projetos de obras de reformas cresceram 20% de 2015 a 2017.
Quem acha que contratar um arquiteto aumenta os custos da obra, se engana. Se o seu objetivo é deixar a casa novinha em folha, o caminho deve passar pela contratação de um arquiteto. Com o planejamento e orientação do profissional, a economia é garantida, superando, e muito, os projetos sem orientação.

Lider na CASACOR RIO – Loft (U) do Studio Ro+Ca @ divulgação

Confira oito motivos defendidos pelo CAU sobre o assunto:
1) O arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções espaciais, e construir ou reformar o seu imóvel.
2) Ele tem uma formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado às suas necessidades e ao seu orçamento.
3) Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato e também recompensa mensurável a longo prazo. Além de construir com garantia de segurança, uma obra feita sob a orientação de um arquiteto agrega valor ao imóvel.
4) Contratando um profissional de arquitetura e urbanismo, você evita gastar dinheiro de forma desnecessária, construindo algo diferente do que realmente queria.
5) Você também não corre o risco de comprar material a mais ou a menos: ele vai calcular a quantidade necessária e elaborar um orçamento para facilitar a sua programação financeira.
6) O arquiteto é o profissional técnico e legalmente autorizado a fazer o projeto arquitetônico, a exigência central para que sua casa seja construída, e pode também realizar e/ou coordenar os projetos complementares necessários à sua construção.
7) Devido à sua ampla formação técnico-artística, o arquiteto está unicamente preparado para gerenciar todos os fornecedores da obra, do fabricante de ferragem pronta à loja de papel de parede, e prestar ajuda técnica e estética na compra dos materiais.
8) Além de coordenar todos os projetos, o arquiteto pode também se responsabilizar pela execução das obras de sua construção ou reforma, das providências legais à contratação de operários, oferecendo um elenco completo de serviços.

Sala de Jantar Lider Interiores Junho 2017 @ divulgação

A Lider está pronta para te ajudar a reformar a casa. Visite uma de nossas lojas com o seu arquiteto!
Anote: Lider fica na Rua Maria Monteiro, 752, Cambuí – 19 3254-2938.
(Fonte: Blog da Lider)