Ângela Hirata é a responsável pela mudança de conceitos sobre a Havaianas

A executiva Ângela Hirata participou do painel “Fashion Business: Cultura, Comportamento, Tendências e Internacionalização”, que integra a programação do megaevento Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), que ocorre em São Paulo até domingo (11/11). Ela é a dona de um dos cases mais bem sucedidos do varejo brasileiro: o chinelo Havaianas.
Um calçado barato, associado a um público de menor renda, e caminhando para se tornar mais um integrante do hall de produtos saudosistas. Some a isso uma empresa centenária e que já vinha tentando se internacionalizar – sem qualquer sucesso – com a marca de jeans USTOP. Foi esse o cenário encontrado por Ângela quando assumiu a diretoria de comércio exterior da Alpargatas, nos anos 90, e decidiu adotar uma proposta ousada.
Ela queria exportar um produto com DNA puramente brasileiro: as sandálias Havaianas – aquelas que não soltam as tiras. Deu muito certo e o produto hoje é encontrado em dezenas de países, sucesso inclusive entre celebridades internacionais.

Ângela Hirata, executiva que internacionalizou a marca Havaianas, durante painel do MicBR @ Produtora Novas Ideias

Para Ângela, que hoje preside a Casa de Cultura Japan Tower e é superintendente do Shopping D&D, a estratégia que fez da Havaianas um sucesso internacional pode ser replicada em outros projetos de internacionalização do setor da moda.

“Ter um produto com DNA brasileiro e saber posicioná-lo como marca é essencial, não importa se o preço é maior ou menor”, disse a executiva.

Ângela diz que uma dose de ousadia é essencial ao buscar o mercado externo.

“Fomos para a Galeria Lafayette, em Paris, para vender um produto brasileiro, a sandália Havaianas, com neve na porta e com a direção do local pedindo que fossem distribuídas gratuitamente. Não topei e banquei a venda do produto, com tiras soltas para customizar na loja. Foi um sucesso”, relatou a empresária.

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