Insecta Shoes trabalha com ‘couro’ de abacaxi

A marca gaúcha Insecta Shoes começou a trabalhar com o Piñatex, tecido feito a partir do abacaxi. Desenvolvido pela designer espanhola Carmen Hijosa, ele é resultado de anos de pesquisas e investimento em tecnologia, que resultou num produto tão resistente quanto o couro de animais. Além de poder ser produzido em grande escala.
Para a produção do tecido, se utiliza 480 folhas da fruta, retirados de cerca de 20 abacaxis, para fazer um metro quadrado. Caso não sejam utilizadas para esse fim, geralmente, as folhas são descartadas e viram lixo.

“O Piñatex é flexível, absorve bem as estampas e cores, e pode facilmente ser costurado.”, comenta Barbara Mattivy, fundadora da Insecta Shoes.

Além de evitar a crueldade animal para a produção do couro, o tecido de abacaxi utiliza uma quantidade menor de água e produtos químicos na sua produção. Não necessita de fertilizantes extras e surge de uma matéria que seria descartada, sem contar que é um produto vegano, biodegradável e pensando de forma circular.
A Piñatex lançou os modelos Argia (R$ 319) e Lampiris (R$ 239).

Sobre Insecta Shoes

A Insecta Shoes é um marca de sapatos veganos. Os modelos são feitos com a reutilização de roupas vintages, garimpadas em diversos locais, e tecido ecológico feito com a reciclagem de garrafas PET. O solado também é de borracha reaproveitada e o restante dos materiais usados são excedentes da indústria.
Os calçados são inteiramente produzidos no Rio Grande do Sul.
Criada por Babi Mattivy, o conceito começou com uma parceria entre MAG-P Shoes, que produzia calçados com excessos de couro da indústria, e o brechó Urban Vintagers. A união deu origem a 20 pares exclusivos.
A marca seguiu em busca da eliminação de resíduos e substituir materiais.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.