Os vencedores do Oscar 2020

Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas fizeram algo realmente raro e incrível na noite de domingo. Eles deram o Oscar de Melhor Filme do ano ao… Melhor Filme do Ano! Desculpe a redundância, mas é necessário. Parasita foi o melhor de 2019.
Em sua história, quantos filmes que a gente detesta ganhou o prêmio? ‘Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)’, ‘Guerra ao Terror’, ‘Onde os Fracos Não têm Vez’, ‘Shakespeare Apaixonado’, ‘O Senhor dos Aneis – O Retorno do Rei’, ‘O Discurso do Rei’ ou ‘A Forma da Água’ são alguns dos questionáveis títulos que não são unanimidade entre os cinéfilos.

“Parasita” é uma sátira social mordaz da Coreia do Sul, que fez história ao se tornar o primeiro longa em língua não-inglesa a receber a maior honraria da indústria do cinema.
Tratando da disparidade entre ricos e pobres na Seul atual, “Parasita” conquistou um total de quatro estatuetas, incluindo as de melhor diretor e roteiro original para Bong Joon Ho e melhor filme estrangeiro—nenhum longa havia vencido até então como melhor filme e melhor filme internacional.
Foi um desfecho surpreendente para um filme que foi exibido com legendas nos Estados Unidos, derrotando produções de grandes estúdios e veteranos de Hollywood como Martin Scorsese e Quentin Tarantino. A vitória também veio ao final de uma temporada de premiações que foi criticada pela falta de diversidade e pelo óbvio.
O palco da cerimônia ficou repleto de atores e cineastas sul-coreanos, que, em sua maioria, falaram à plateia por meio de uma intérprete.

“Estou sem palavras”, disse Kwak Sin-ae, uma das coprodutoras de “Parasita”. “Jamais imaginamos que isto aconteceria. Estamos muito felizes. Sinto que um momento muito oportuno da história está acontecendo neste momento”.

Oscar 2020 Bong Joon-Ho Melhor Filme, Direção e Roteiro @ Shuttestock

Quando Bong recebeu o primeiro Oscar da noite, o de melhor roteiro original, contemplou a estatueta dourada maravilhado.
Mais tarde, ele homenageou os outros diretores indicados, dizendo:

“Gostaria de pegar uma motosserra e dividir o Oscar em cinco e compartilhá-lo com todos vocês”.

Pelo segundo ano sem apresentador, a cerimônia foi pontuada por piadas e comentários sarcásticos sobre a exclusão das mulheres na categoria de direção e na lista dos 20 indicados por atuação, que só incluiu uma pessoa negra.

“Achei que estava faltando alguma coisa este ano”, insinuou o comediante Steve Martin, inaugurando o espetáculo com Chris Rock.

“Vaginas?”, sugeriu Rock, recebendo muitos aplausos.

Sem surpresas para quem acompanhou a Temporada de Prêmios, as categorias de atuação foram óbvios. Joaquin Phoenix recebeu o de melhor ator pelo protagonista de “Coringa” e Renée Zellweger, o de melhor atriz por sua interpretação de uma Judy Garland envelhecida no musical “Judy: Muito Além do Arco-Íris”.
“Era Uma Vez… em Hollywood”, homenagem sentimental de Tarantino a Hollywood, rendeu o primeiro Oscar de atuação para Brad Pitt, que venceu como melhor ator coadjuvante, e Laura Dern também ganhou seu primeiro Oscar por seu papel de coadjuvante em “História de um Casamento”.
“O Irlandês”, saga de mafiosos da Netflix dirigida por Scorsese que havia recebido 10 indicações e foi estrelada pelos veteranos Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci, saiu de mãos vazias.

Oscar 2020 @Getty

MELHOR FILME: Parasita
MELHOR DIREÇÃO: Bong Joon Ho – Parasita
MELHOR ATOR: Joaquin Phoenix – Coringa
MELHOR ATRIZ: Renée Zellweger – Judy: Muito Além do Arco-Íris
MELHOR ATOR COADJUVANTE: Brad Pitt – Era Uma Vez em… Hollywood
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Laura Dern – História de Um Casamento
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: JoJo Rabbit
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Parasita
MELHOR ANIMAÇÃO: Toy Story 4
MELHOR FOTOGRAFIA: 1917 (Rogers Deakins)
MELHOR FIGURINO: Adoráveis Mulheres (Jacqueline Durran)
MELHOR MONTAGEM: Ford vs Ferrari
MELHOR FILME INTERNACIONAL: Parasita (Coréia do Sul)
MELHOR CABELO E MAQUIAGEM: O Escândalo
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL: Coringa (Hildur Gudnadottir)
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL: Rocketman – “(I’m Gonna) Love Me Again”
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO: Era um Vez em… Hollywood (Barbara Ling e Nancy Haigh)
MELHOR EDIÇÃO DE SOM: Ford vs Ferrari
MELHOR MIXAGEM DE SOM: 1917
MELHORES EFEITOS VISUAIS: 1917
MELHOR DOCUMENTÁRIO: American Factory (Steven Bognar)
MELHOR CURTA ANIMADO: Hair Love
MELHOR CURTA DE FICÇÃO: The Neighbors’ Window
MELHOR CURTA METRAGEM: Learning to Skateboard in a Warzone (If you’re a girl)

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