Ai meu Deus, Ai meu Jesus – Crônicas de amor e sexo

Coluna assinada pela livreira Micaela Huertas em especial para MONDO MODA

Confesso que usei o subtítulo do próprio livro. A intenção é mostrar a pretensão do autor. Fabrício Carpinejar é um dos escritores brasileiros atuais que soube usar as mídias sociais a seu favor, colecionando números e prêmios desde seu primeiro livro (As Solas do Sol, 1998).
Com tudo isso foi uma decepção o primeiro livro que decidi ler, ainda mais que já o acompanhava pelo Twitter (@carpinejar) e Instagram (@fabriciocarpinejar).
O livro é uma reunião de crônicas sobre relacionamentos, focando principalmente em explicar quem é o homem e quem é a mulher em um relacionamento romântico.
Apesar da escrita leve e divertida de Carpinejar, o texto todo pode ser extremamente irritante. Explico-me: no fundo é mais um compilado de estereótipos de mulheres e homens e dos relacionamentos héteros.
Mulher é assim, gosta disso, sente assim e pensa assim. Homem é assim, gosta daquilo, sente assim e pensa aquilo. Os dois querem estar juntos e não querem… E por aí vai. Talvez, se você não tiver nunca lido algo que tente explicar homens e mulheres, possa gostar. Mas depois de um pouco de leitura e vivência no assunto, é maçante ouvir a mesma ladainha.
Há sempre uma tentativa de explicar a mulher, o homem, seus papéis e seus relacionamentos. O problema é que estas tentativas já partem de um pressuposto errado: “toda mulher é”, “todo homem é”. Não, não somos todos iguais. Há identificações, mas são totalmente pessoais. Somos seres únicos, com histórias únicas, com desejos únicos.

Ai, meu Deus, Ai, meu Jesus @ Livro do Acervo de Micaela Huertas

Quer uma prova? Ler um livro inteiro sobre isso e não me identificar com uma única característica ali atribuída às mulheres… Tenho certeza que não fui e nem serei a única.
Mas um elogio não pode deixar de ser feito: Carpinejar tem um poder de síntese poética incrível que faz algumas frases, isoladas do contexto das crônicas, serem lindas e reflexivas.
O livro novo pode ser encontrado a partir de R$ 35,00, o usado sai por R$ 8,50.