Ana Paula Barros assina Arte do MONDO MODA para a Revista da Campinas Decor

Ana Paula Barros assina a arte do anúncio que celebra os 15 anos que unem o MONDO MODA e a Campinas Decor, que acontece até 02 de novembro, no prédio do colégio Cotuca, na rua Culto à Ciência, 177, bairro Botafogo, Campinas/SP.

“O prédio do COTUCA é um dos marcos arquitetônicos da paisagem de Campinas. A edição comemorativa de um evento que resgata esses edifícios e valoriza a história da cidade, além da celebração da parceria entre MONDO MODA e o Campinas Decor, são temas muito inspiradores. A ideia foi trazer diferentes detalhes da fachada, rearranjados de uma forma inusitada, trabalhando com colagem digital para montar essa composição. A textura utilizada remete às publicações antigas, porém o uso de cores contrastantes complementares, com efeito duotone, traz contemporaneidade ao design. Esse é o elemento principal do anúncio onde buscou-se destacar alguns elementos da Arquitetura do edifício. O que mais gosto ao criar essas peças para o MONDO MODA é a possibilidade de ousar. As discussões sobre os projetos são sempre muito interessantes e os resultados são únicos”, contou Ana Paula Barros.

Responsável pelos conceitos artísticos do MONDO MODA, Ateliê Casagrande, Jorge Marcelo Oliveira (assinatura como Produtor de Moda) e Ateliê Foi o Jorge Que Fez, a querida e talentosíssima Ana Paula conversou com o editor MONDO MODA sobre seu momento, morando Munique, Alemanha.

Ana Paula Barros Novembro 2017 @ Acervo pessoal

Quantos anos longe do Brasil?
Mudei em 2015 para Basiléia, parte alemã da Suíça e em abril de 2020, no meio da pandemia, para Munique, Alemanha.

Consegue apontar as principais mudanças no seu estilo de vida?
A vida aqui, no geral, é mais calma e acho que esse ponto é o principal. Mas tem seus desafios, como falar a língua para melhor se integrar, entender como o dia-a-dia funciona, aprender muitas coisas “do zero”, etc. Mas já estou bem adaptada e feliz aqui.

Tela Ana Paula Barros @ Reprodução

O que você valorizava no Brasil que hoje parece obsoleto e por quê?
Não tem nada específico nesse ponto. Quando se está à distância, aprende-se a valorizar coisas que a gente nem imaginava que sentiria falta ou que eram tão especiais.

Como é viver em países que valorizam a arte e a cultura?
Lugares que valorizam arte e cultura só têm a contribuir para uma sociedade melhor. Existem muitos eventos e atrações gratuitas, que estão sendo retomados agora que a pandemia está mais amena, por assim dizer. Aqui em Munique, aos domingos, o ingresso dos museus custa €1. Além disso, a Arquitetura e a história são preservados e valorizados. Acho muito triste que no Brasil, com tamanha riqueza cultural e talentos incríveis, alguns celebrados mundialmente, tais assuntos estejam atualmente esquecidos e muita coisa esteja se perdendo por irresponsabilidade de um péssimo (des) governo.

Ana Paula Barros Setembro 2019 @ Divulgação

O quanto isso mudou suas mais recentes criações?
Eu sempre busquei visitar exposições, bienais, feiras, fazer pesquisas e ler muito. Como aqui tem mais opções nesse sentido, fica difícil elencar especificamente as mudanças. Mas é claro que toda experiência indiretamente se reflete nos trabalhos. Eu me sinto hoje um pouco mais consciente das escolhas que faço quando estou criando algo. Trabalhando com tantas mídias diferentes, a forma de estruturar a composição fica mais diversa e eleva o raciocínio.

Hoje, como você se identifica? Ana Paula Barros, arquitetuta, urbanista, designer de interiores, designer visual, artista plástica…
Eu não gosto muito de rotular, porque acho que isso limita um pouco. Considero que minha formação em Arquitetura foi fundamental para me dar muita liberdade criativa. Pelas habilidades que treinamos no curso, por toda a bagagem de informações que vem junto e com meus interesses, não teria outra opção para mim. Mas uma coisa é certa, urbanista… Nunca fui, apesar do bacharelado (risos). Eu me considero uma “fazedora”, tenho desenvolvido trabalhos distintos em diferentes áreas (design, artes visuais…), então acho que esse termo engloba melhor essa multidisciplinaridade.

Ana Paula Barros Setembro 2019 @ Divulgação

Onde encontrar seus trabalhos?
Meus sites estão em desenvolvimento, mas sem data para lançamento. Alguns de meus trabalhos podem ser vistos no Instagram @apstudio ou no Facebook http://www.facebook.com/apbstudio.art.
Pode me mandar mensagem por estas plataformas.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.