
Coluna assinada pela chef Jocielly Bobinsky
Nhoque é uma daquelas receitas italianas que nos dão conforto. O conhecido prato italiano reúne sabor e história. Embora os historiadores não consigam precisar o momento exato, sabe-se que o primeiro prato de nhoque foi produzido no século 17.
Racionada, a farinha de trigo não faltava na despensa dos ricos, que continuavam a cozinhar suas massas. Já os pobres precisavam inventar um jeito de transformar o pão velho – ralado ou moído – era misturado com um pouquinho de farinha e água quente.
A massa era modelada em cilindros e cortada em toquinhos, que depois eram cozidos em água ou em um caldo de vegetais e ossos de galinha. E não é que ficava bom? Com o tempo, até os ricos copiaram a ideia.
A batata foi a última a entrar na história, pois chegou à Europa no século 18.
Hoje, cada região da Itália tem sua versão de gnocchi (a grafia em italiano). Há receitas com ovos, com farinha de castanhas e ainda preparações doces. Os nomes variam – cavatelli (Molise e Apúlia) e pisarei (Emilia-Romagna) –, em formato de conchinha, às vezes com ranhuras feitas numa tábua própria, são alguns exemplos.
Existem muitas receitas de nhoque de batata, umas mais simples que outras.

Nhoque de mandioca com ragu de linguiça
1kg de mandioca cozida e amassada
1 gema peneirada
3 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de amido de milho
Sal a gosto
Farinha de trigo para enfarinhar
Queijo parmesão ralado para polvilhar
Molho
4 colheres (sopa) de azeite
600g de linguiça toscana triturada sem pele
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 latas de tomate pelado picado
1/2 xícara (chá) de água
1/2 pimenta dedo-de-moça picada
1 talo de salsão picado
Sal a gosto
Modo de preparo
Leve uma panela ao fogo médio com a mandioca, a gema, a margarina, a farinha, o amido e sal, mexendo até engrossar. Retire do fogo e deixe amornar. Faça rolinhos com a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte em pedaços de 2cm. Cozinhe, aos poucos, em água fervente até que subam à superfície. Retire com uma escumadeira e reserve em um refratário grande.
Para o molho, aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite a linguiça por três minutos. Adicione a cebola e o alho e frite até dourar. Adicione o tomate pelado, a água, a pimenta, o salsão, abaixe o fogo e cozinhe por dez minutos, mexendo algumas vezes. Tempere com sal, misture e cozinhe por mais cinco minutos ou até formar um molho encorpado. Despeje o molho quente sobre os nhoques, polvilhe com parmesão e, se desejar, decore com uma folha de manjericão fresco para servir.

Você precisa fazer login para comentar.