Celebre o Dia Mundial da Nutella!

Ana Barbosa @ Divulgação

Artigo assinado pela gastróloga Ana Barbosa

Sim, exatamente o que você leu no título: Nutella tem um dia mundial para chamar de seu e essa comemoração é feita todo dia 05 de Fevereiro desde 2007. O motivo para ter um dia especial foi proposto pela blogueira ítalo-americana Sara Rosso, que convocou todos os amantes deste famoso creme de avelã para se unirem e proclamarem o amor em suas redes sociais, desde então todo ano é comemorado. E pensar na trajetória deste creme de avelã que vem de longe até chegar ao que conhecemos hoje mundialmente, com o nome e o sabor de Nutella, é bem interessante.
Em 1945, em Piemonte na Itália após a Segunda Guerra Mundial, foi uma época no qual o cacau era raridade e caro – com altos impostos de importação dificultava a produção do chocolate convencional. Por conta disso, o confeiteiro italiano Pietro Ferrero elaborou um creme feito com avelã, açúcar e uma pequena porção de cacau. Esta mistura era conhecida na época por “Gianduja” em homenagem a um personagem carnavalesco famoso naquela época e tinha o formato de um bloco e era servido fatiado com pão.

Creme de Avelã

Em 1946, o Grupo Ferrero foi criado. Somente no ano de 1951, que esta receita teve a primeira modificação. Ela ficou mais cremosa e não precisava mais fatiar para passar no pão, passou a ser chamado de “SuperCrema”. Passado mais alguns anos, em 1964, Michele Ferrero, filho de Pietro, aprimorou a receita de seu pai e assim foi batizado de Nutella – tentei descobrir o motivo do nome, mas não achei nada! A nova receita fez tanto sucesso que se expandiu pela Europa. Em 1978, o Grupo Ferrero abre sua primeira fábrica fora da Europa, na Austrália.
Aqui no Brasil, a Nutella chegou em 1994, mas somente em 1997 que foi inaugurada uma fábrica na cidade de Poços de Caldas/MG. Além da Nutella, o Grupo Ferrero produz o Kinder, TicTac, Ferrero Rocher e Raffaello.
Neste momento, eu viria com uma receita com a Nutella, mas sabemos que a melhor forma de consumir este delicioso creme de avelã é com um pão francês fresquinho. Mas, para não perder o hábito, irei sim deixar aqui uma receita para vocês.

Trufas de Nutella
Ingredientes:
– 100 ml Creme de Leite
– 200g Chocolate Meio Amargo ou 400g de chocolate branco ou 285g de chocolate ao leite
– 3 colheres de sopa de Nutella
– Cacau em Pó, Açúcar de Confeiteiro ou Avelãs picadas para enrolar

Modo de preparo
Esquente o creme de leite até começar a levantar fervura, despeje sobre o chocolate picado e deixe repousar por 3 minutos. Misture tudo e acrescente a nutella. Mexa bem até ficar lisinho e homogêneo. Cubra com um plástico filme e leve à geladeira por 2 horas ou até ficar bem firme para modelar.
Faça bolinhas untando sua mão com um pouco de água, manteiga ou margarina. Enrole as trufas no cacau em pó, açúcar de confeiteiro ou avelã.