Mousse – a origem da sobremesa

Ana Barbosa @ Divulgação

Coluna assinada pela gastrôloga Ana Barbosa

É sempre um desafio escolher sobre qual sobremesa apresentar a história aqui para vocês, a cada semana me vem várias a cabeça e ao mesmo tempo nenhuma. E nesta semana, fiquei pensando e deu aquele clique: “Por que não contar um pouco sobre o mousse?”. Afinal, é a minha sobremesa preferida! Então, fui atrás de sua origem. Esperava mais, confesso… rs
Porém, tem um fato interessante sobre esta maravilha! Em teoria, surgiu na França em 1894 e surpreendentemente era uma receita salgada! Sim, salgada… era feito de peixes ou legumes. Por conta disso, tenho que agradecer e elogiar o criador do mousse de chocolate: o artista francês Henri Toulouse-Lautrec. Ou seja, de 1894 a 1900, as pessoas não saborearam um delicioso mousse de chocolate… Henri criou a nova versão com chocolate e antes era conhecido como “maionese de chocolate”, o nome não agradou muito né?
Com relação ao nome – adoro especulações – existem diversas teorias, uma delas é que na Roma antiga, havia uma mistura de mel com vinho chamada de muslum, com variações do latim, a palavra passou a ser mulsa. E no século XIX, passou a ser chamado de mousse. Aqui no Brasil, sofreu uma variação, por conta disso, encontramos tanto escrito musse como mousse, e os dois estão certos.
Atualmente, é uma sobremesa muito consumida mundialmente, e existem diversas formas de a fazer. Algumas versões, adicionaram o leite e ovos, outras receitas apenas adicionam gelatina ou clara em neve firme. É uma sobremesa fácil de fazer, embora algumas pessoas possuem certa dificuldade, mas prometo que deixarei uma receita no final aqui bem fácil de acertar.
O fato do mousse não precisar ir ao fogo, exceto pelo derretimento do chocolate, é uma sobremesa gelada, leve e espumosa, porém com textura estável mas tirada da refrigeração o consumo tem que ser quase imediato, senão perde um pouco desta estrutura aerada.
Apesar do mousse de chocolate ser o mais atrativo, é interessante que sua origem seja de uma mousse salgada. É possível utilizar de diversos insumos para produzir um bom mousse, seja ele doce ou salgado, no entanto, sempre gelado.
Chegada a hora: A receita que, pode confiar, você vai conseguir acertar de primeira!

Ingredientes
– 600 gramas de chocolate meio amargo
– 3 colheres de sopa de manteiga
– 8 colheres de sopa rasa de açúcar refinado
– 9 colheres de água
– 12 unidades de gema
– 12 unidades de clara

Modo de preparo
1. Derreta o chocolate em banho maria ou coloque no micro-ondas de 30 em 30 segundos até que derreta por completo, adicione a água, o açúcar e a manteiga misture bem e espere esfriar.
2. Adicione as gemas peneiradas e com um fouet bata bem até ficar homogêneo.
3. Bata as claras em neve bem firme.
4. Incorporar aos poucos a clara em neve com o creme de chocolate, com o fouet misture debaixo para cima, sem bater, bem delicadamente.
5. Coloque em tigelas e depois na geladeira, por no mínimo, 1 hora.

Um comentário

  1. Wowww ótima história, não fazia ideia de que originalmente fosse uma receita salgada. Se puder trazer mais histórias d
    Sobre a culinária Brasileira, agradeço! Tô seguindo VCS. 🤟🤩🤩 Se puder dar uma força e nos seguir TB agradeço imensamente 👏🥳🤩

    Curtir

Os comentários estão fechados.