O que o resultado do SAG Awards representará no Oscar 2022?

Apesar de não ser exibida no Brasil (te obrigando a quase se tornar um hacker para conseguir assista-la…), a cerimonia de entrega do SAG Awards 2022 – prêmio do Sindicato dos Atores de Hollywood – teve algumas surpresas na noite de domingo, 27 de março.
Correndo por fora das bancas de apostas (mas minha preferida), Jessica Chastain levou o prêmio de Melhor Atriz pela atuação em ‘Os Olhos de Tammy Faye’. Merecido. De fato é seu grande momento como atriz num papel difícil que poderia cair na paródia, graças a pesada caracterização da personagem (porém, fiel a tele evangelista dos anos 80 Tammy Faye).

SAG Awards Jessica Chastain – Melhor Atriz por Olhos de Tammy Faye @ Getty Images

Will Smith venceu como Melhor Ator pelo filme ‘King Richards: Criando Campeãs’. Lembrando que ele concorria com Benedict Cumberbatch (‘Ataque dos Cães’), Andrew Garfield (‘tick… tick… BOOM!’) e Denzel Washington (‘A Tragédia de McBeth’)… Que são atores com melhores recursos dramáticos do que a estrela de Hollywood! Enfim… É o que temos para o momento: seus colegas – atores – reconhecendo a persistência de um simpático (porém fraco) ator por três décadas de trabalhos prestados na indústria do cinema e televisão. Surpresa zero se repetir o feito no Oscar.

Por outro lado, sensacional vitória de Troy Kotsur por ‘CODA/No Ritmo do Coração’, superando o – até então – favorito Kodi Smit-McPhee em ‘Ataque dos Cães’. Ele é a alma do fofo filme Sessão da Tarde da temporada.
Ariana DeBose venceu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por ‘West Side Story’. É a primeira vitória de uma atriz assumidamente lésbica.
Falando em ‘No Ritmo do Coração’, o filme ganhou como Melhor Elenco.

O que estas vitórias representarão no Oscar 2022?

Ariana DeBose ganha o SAG Awards 2022 @ Getty

Nos últimos 27 anos, 79 de 108 venceram nas quatro categorias (Atores Principais e Coadjuvantes) tanto no SAG quanto nos prêmios da Academia. Ou seja, houve um acerto de 73%. É algo a considerar. Mas… Temos aí 27% de derrotas também.
Melhor Ator: 21 dos vencedores do SAG repetiram o feito no Oscar. Ano passado, Chadwick Boseman (‘A Voz Suprema do Blues’) foi o vitorioso no SAG, mas perdeu para Anthony Hopkins (‘Meu Pai’), porém, Joaquim Phoenix (‘Curinga’), Rami Malek (‘Bohemian Rhapsody’) e Gary Oldman (‘O Destino de Uma Nação’), em 2020, 2019 e 2018. Em 2017, Denzel Washignton ganhou por ‘Fences/Um Limite Entre Nós’, mas perdeu no Oscar para Casey Affleck (‘Manchester à Beira-Mar’).
Melhor Atriz: 19 das vencedoras do SAG repetiram o feito no Oscar. Assim como Chadwick, Viola Davis venceu como Melhor Atriz em ‘A Voz Suprema do Blues’, mas perdeu para Frances McDormand em ‘Nomadland’.
Melhor Ator Coadjuvante: 18 vitoriosos no SAG repetiram o feito no Oscar, incluindo a dupla vitória de Daniel Kaluuya (‘Judas e o Messias Negro’).
Melhor Atriz Coadjuvante: 19 premiadas no SAG também ganharam o Oscar, incluindo Kate Winslet, que ganhou como Melhor Atriz por ‘O Leitor’. Ano passado, Youn Yuh-jung foi duplamente premiada por ‘Minari’

Televisão

‘Succession’ (HBO) ganhou o prêmio de Melhor Elenco para série dramática. As maiores surpresas da noite foram as vitórias de Lee Jung-Jae (Ator) e Jung Ho-Yeon (Atriz), ambos do mega sucesso ‘Round 6’. Foram as primeiras vitórias para atores coreanos no SAG.
A segunda temporada de ‘Ted Lasso’ (Apple+) garantiu os prêmios de Melhor Elenco e Melhor Ator (Jason Sudeikis) em Série Comédia. Jean Smart ganhou como Melhor Atriz por ‘Hacks’ (HBO).
Fechando com chave de ouro as vitórias consecutivas no Emmy 2021 e Globo de Ouro 2022, Kate Winslet foi eleita a Melhor Atriz por Filme Feito p/TV ou Série Limitada pelo papel em ‘Mare of Easttown’.
Na mesma categoria, Michael Keaton ganhou como Melhor Ator por ‘Dopesick’.

CINEMA
MELHOR FILME: No Ritmo do Coração
MELHOR ATOR: Will Smith (King Richards: Criando Campeãs)
MELHOR ATRIZ: Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye)
MELHOR ATOR COADJUVANTE: Troy Kotsur (No Ritmo do Coração)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Ariana DeBose (West Side Story)

TELEVISÃO
ELENCO DE SÉRIE DRAMÁTICA: Succession
ATOR EM SÉRIE DRAMÁTICA: Lee Jung-jae (Round 6)
ATRIZ EM SÉRIE DRAMÁTICA: Jung Ho-Yeon (Round 6)
ELENCO DE SÉRIE COMÉDIA: Ted Lasso (Apple+Plus)
ATOR EM SÉRIE COMÉDIA: Jason Sudeikis (Ted Lasso)
ATRIZ EM SÉRIE COMÉDIA: Jean Smart (Hacks)
ATOR DE FILME FEITO P/TV OU SÉRIE LIMITADA: Michael Keaton (Dopesick)
ATRIZ DE FILME FEITO P/TV OU SÉRIE LIMITADA: Kate Winslet (Mare of Easttown)