“Diva” de Annie Lennox completa 30 anos

Diva é o álbum de estreia solo da cantora, compositora e ativista política escocesa Annie Lennox, após sua pausa do grupo Eurythmics em 1991 (ao lado de Dave Stewart, voltariam a gravar ‘Peace’, em 1999).
Originalmente com oito faixas (sete composições próprias e outra com Peter-John Vettese), ele foi lançado em 6 de Abril de 1992 pelo selo RCA. Meses depois, foi lançada uma edição com dois acréscimos.
Aclamado pela crítica e pelo público, vendeu 15 milhões de cópias mundialmente, sendo dois milhões nos EUA (#23 da parada 200 da Billboard) e 1,2 milhões no Reino Unido, ganhando quatro certificados de Platina.

Annie Lennox Diva

“Diva” ganhou como Melhor Álbum Britânico no Brit Award 1993. Também foi indicado a Álbum do Ano e Melhor Performance Pop Vocal Feminina. Ganhou como Long Form Music Video no Grammy Awards e teve indicações a Álbum do Ano e Melhor Performance Pop Vocal Feminina (perdeu para k.d.lang… acredite!).
Os singles do álbum foram “Why’, “Precious”, “Walking on a Broken Glass”, “Cold” e “Little Bird”.

A canção “Step By Step” apareceu nas edições mexicanas e japonesas e como Lado-B do single “Precious”. Ela foi regravada por Whitney Houston para a trilha sonora do filme “Um Anjo em Minha Vida”, em 1996 e tornou-se um sucesso.

Simultânea a gravação do álbum, Annie estrelou sete vídeos promocionais de lançamento. Todos dirigidos por Sophie Muller. O clipe de “Why” tornou-se um clássico da década.

A revista Q Magazine colocou o disco em uma lista dos 50 melhores álbuns de 1992 e a Rolling Stone descreveu o álbum como “… inovador pop soul” e a incluiu na lista das “Gravações Essenciais dos Anos 90”.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.