Exposição “O Teatro na fotografia de Jairo Goldflus e João Caldas”

O Instituto Artium exibe a exposição Jairo e João: O teatro na fotografia de Jairo Goldflus e João Caldas sobre a Cena Teatral, de 1o de junho a 11 de setembro. Com curadoria de Rafael Gomes, a mostra apresentará fotos de Marília Pêra, Eva Wilma, Wagner Moura, Francisco Cuoco, Miguel Falabella, Claudia Abreu, Leandra Leal, Vladimir Brichta, Juliana Paes, Marília Gabriela, Fábio Assunção, Cleto Baccic, Ingrid Guimarães, Celso Frateschi, Maria Fernanda Cândido, Reynaldo Gianecchini, Gabriela Duarte e Arthur Berges.

Marília Pera na peça Mademoiselle Chanel @ Jairo Goldflus e João Caldas

Ao longo de suas carreiras, Jairo e João têm prestado contribuições decisivas ao teatro paulistano. As fotografias de ambos figuram em inúmeros programas de peça, cartazes promocionais, publicações jornalísticas, livros e acervos culturais do país. Além da função de divulgação e documentação, as fotografias para teatro de João e Jairo carregam traços singulares e apresentam poéticas próprias.

Fábio Assunção na peça Adultérios @ Jairo Goldflus e João Caldas

A exposição reúne 86 fotos impressas e 128 fotos em vídeos de espetáculos diversos, desde Mademoseille Chanel, protagonizado por Marília Pêra, em 2004, até recentes produções do teatro musical, como Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate, de 2021.

Christiane Torloni na peça Mulheres por um Fio @ Jairo Goldflus e João Caldas

Entre os espetáculos captados pelas lentes de Jairo e João que podem ser conferidos na exposição estão, O Homem de La Mancha e Annie, dirigidos por Miguel Falabella; My Fair Lady, West Side Story e Evita, dirigidos por Jorge Takla; O Rei Leão, dirigido por Julie Taymor; Escola do Rock, dirigido por Mariano Detry; Billy Elliot, dirigido por John Stefaniuk; Adultérios e Uma Vida no Teatro, dirigidos por Alexandre Reinecke; Panor Mica Insana, dirigido por Bia Lessa; Let’s Kiss and Say Goodbye, dirigido por Elisa Ohtake; Através de um Espelho, dirigido por Ulisses Cruz, entre outros.

Cena da peça Vestido de Noiva @ Jairo Goldflus e João Caldas

Os artistas retratados na mostra são: Miguel Falabella, Juliana Paes, Wladimir Brichta, Negra Li, Wagner Moura, Christiane Torloni, Fábio Assunção, Marília Pera, Francisco Cuoco, Gabriela Duarte, Angelo Antonio, Débora Falabella, Cleto Baccic, Leandra Leal, Ingrid Guimarães, Artur Berges, Eva Wilma, Maria Luisa Mendonça, Rodrigo Pandolpho, Claudia Abreu, Carol Costa, Paula Capovilla, Maria Fernando Candido, Reinaldo Gianechini, Tuca Andrada, Igor Rickli, Claudia Neto, Tiago Barbosa, Amanda Acosta, Jonathas Faro, Celso Frateschi, Mel Lisboa, Marilia Gabriela, Lígia Cortez, Norival Rizzo, André Garolli, Lavínia Pannunzio, Renato Caldas, Ester Laccava, Flavio Tolezani, Eduardo Okamoto, Antonio Salvador e Carol Badra.

Laura Cardoso na peça A Última Sessão @ Jairo Goldflus e João Caldas

Sobre o Instituto Artium

Um palacete centenário na Rua Piauí, no bairro Higienópolis, tombado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) e reconhecido como patrimônio histórico; 1700m² de arquitetura eclética, construída no estilo Luís XVI modernizado: esse é o Instituto Artium, espaço cultural da cidade de São Paulo aberto para visitação desde agosto de 2021.
O imóvel foi construído para ser a residência do primeiro cônsul da Suécia em São Paulo, em 1921, passou por duas das grandes famílias paulistas de barões do café e foi propriedade do Império do Japão por 67 anos (de 1940 a 2007). A residência foi fechada durante a Segunda Guerra Mundial e, em 1970, como testemunho da história do Brasil de então, o cônsul-geral do Japão foi sequestrado quando chegava ao local.
Degradado desde 1980, o espaço foi assumido pelo Instituto Artium em 2019, que uma das missões foi executar um minucioso trabalho de restauro visando a manutenção e recuperação do patrimônio histórico do Palacete Stahl, revitalizando jardins, fortemente marcados pela cultura japonesa, sua fachada, em estilo francês, e recuperando elementos ornamentais e decorativos da arquitetura da época de sua construção. A entidade cultural sem fins lucrativos cumpre ainda um plano de atividade que reúne projetos nas áreas da preservação de patrimônio imaterial, preservação de patrimônio material, artes visuais e artes cênicas.

Serviço
Jairo e João: O teatro na fotografia de Jairo Goldflus e João Caldas sobre a Cena Teatral
Data: de 1o de junho a 4 de setembro de 2022
Horário: quarta a sexta, das 12h às 18h; sábado e domingo, das 10h às 18h.
Local: Instituto Artium (Rua Piauí, 874 – Higienópolis, São Paulo – SP)
Entrada gratuita

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.