Originário da Índia, o algodão chegou ao Egito há cinco mil anos. Com grande conhecimento na produção de linho, os egípcios usaram as mesmas técnicas para manipular o novo material. Sendo assim, não demorou muito para o país se especializar e ganhar reconhecimento pelo algodão egípcio.
O algodão egípcio tem sua colheita feita manualmente, enquanto os outros tipos de algodão são extraídos por maquinário. Por isso, o processo é responsável por preservar as características da fibra, permitindo um fio mais macio e cheio de brilho.

Detentor de diversos atributos, o algodão egípcio é conhecido por suas fibras longas, alta durabilidade e conforto ao toque.
Confira agora os principais benefícios das peças feitas nesse material:
Fibras finas e longas – As principais características do algodão egípcio, que conferem alta qualidade e resistência para as peças produzidas no material, são suas fibras longas e finas. Geralmente com um tamanho de 3,5 – 5 cm, os fios são adquiridos a partir de seu processo de fiação. Esses atributos dão um visual mais liso e com menos imperfeições para os produtos finais.

Alta resistência – Devido às suas fibras longas e finas, as peças produzidas com a matéria-prima, como colchas, lençóis, toalhas e roupões ganham maior durabilidade e resistência. Apesar disso, é importante ter atenção com seus cuidados, lavando os produtos apenas com itens de mesmo material e secando em local com sombra.

Conforto, sofisticação e praticidade – Com extrema maciez, as roupas de cama e de banho produzidas em algodão egípcio são ideais para aconchegar a sua rotina. Dessa maneira, o material te abraça enquanto você dorme e leva sensação de bem-estar ao se secar no pós-banho.
Além disso, as fibras desse algodão permitem uma maior circulação de ar entre as suas tramas. Isso faz com que a peça seja mais arejada, reduzindo as chances de alergia por conta de sua roupa de cama. Por isso, no caso das toalhas, por exemplo, esse atributo oferece uma melhor absorção de água. Assim, a secagem dessas peças é mais rápida.