Infinito particular de Attilio Baschera e Gregório Kramer pelos olhos de Marcelo Salum na CASACOR SP 2022

Em sua terceira participação na edição da CASACOR São Paulo, o arquiteto Marcelo Salum se inspirou na vida dos designers Attilio Baschera e Gregório Kramer para desenvolver a Casa Coral, ambiente proposto em parceria com a tinta oficial da mostra.

2022 CASACOR SP – Marcelo Salum (Julho) @ Divulgação (1)

O infinito particular da vida deste celebrado casal está presente em cada detalhe desse espaço com uma atmosfera predominante dos anos 1970. Por meio de uma profusão de cores, tecidos e objetos de acervo pessoal, o espaço conta a história riquíssima dessa dupla inovadora, expoente da decoração nacional que influenciou várias gerações.

2022 CASACOR SP – Marcelo Salum (Julho) @ Divulgação

Para a criação do espaço, o arquiteto mergulhou na vida de Attilio e Gregório, coletando depoimentos dos amigos mais próximos e com acesso ao acervo que conquistaram ao longo da vida.

2022 CASACOR SP – Marcelo Salum (Julho) @ Divulgação

Tecidos, cores, objetos pessoais, desenhos, obras de arte, música são elementos presentes no espaço, que possibilita um mergulho na história da criação da identidade têxtil brasileira para decoração.

No ano em que a CASACOR completa 35 anos, vale lembrar que, quando a mostra estreava, foi Attilio quem desenhou a capa do primeiro anuário do evento. Emoldurada, ela pode ser vista na Casa Coral.

“Está sendo muito emocionante fazer essa homenagem. Criei uma amizade muito afetuosa com o Attilio, que é uma pessoa fascinante. Está sendo realmente um presente. É a primeira vez que assino um ambiente de uma marca e, por ser um apaixonado por cores, essa parceria com a Coral tem sido muito gratificante”, ressalta Salum.

2022 CASACOR SP – Marcelo Salum (Julho) @ Divulgação

Apaixonados pelas artes e pelo Brasil, o paulistano de origem italiana Attillio e o argentino Gregório escolheram caminhar juntos na vida e no trabalho. A união de seus talentos resultava em estampas inesquecíveis, levando a beleza dos cenários tropicais brasileiros para o mundo.

Na década de 1970, eles foram os responsáveis por criar a Larmod, uma loja de tecidos que revolucionou o design têxtil de decoração no Brasil, tirando o foco da Europa e emplacando desenhos inspirados na cultura e raízes brasileiras, principalmente na natureza, fazendo o uso de materiais locais como palha, bambu e plantas tropicais. Eles venderam a Larmod em 1998. Depois, em 2004, abriram a AGain, que perdurou até 2012. A partir daí, eles se dedicaram ao trabalho autônomo para outras empresas.

Paixão por cores

2022 CASACOR SP – Marcelo Salum (Julho) @ Divulgação

Assim como a obra da dupla foi baseada em cores, Marcelo Salum apostou em cores para criar a Casa Coral, um espaço de cerca de 250 m2 que reproduz uma casa com atelier, lavabo, sala de estar e sala de jantar.
O arquiteto elegeu os tons Melodia Suave (A Cor do Ano do Colour Futures 2022, o estudo de tendências de cores e comportamento da Coral), Mistério de Oceano, Conto Infantil, Desfile de Carnaval e Calor do Fogo. Foram inspirados nas coleção de tecidos que Attilio e Gregório desenharam para a Donatelli, em 2015, em especial as estampas de abacaxi que dão vida a imponentes cortinas.
Para revelar as cores do ambiente inspiradas nesses tecidos, o arquiteto utilizou a tecnologia do Coral Color Sensor, aparelho que é capaz de identificar cores com alta precisão.

Mobiliário

2022 CASACOR SP – Marcelo Salum (Julho) @ Divulgação

Além das cores, o acervo da dupla se destacam no espaço, em especial os desenhos de Attilio e o piano que Gregório tocava suas músicas prediletas. Além disso, o ambiente é costurado com peças de antiquariato, com destaque para a cadeira de resina de Gaetano Pesce (Juliana Benfatti), um pequeno sofá italiano em bambu malaca e palha em desenho chinoiserie (Sentido Cosmopolita), mesas laterais e aparadores Dinucci (GaleiraTeo).
Além disso, inspiradas na vida dos homenageados, foram criadas duas esculturas em cimento e cristal, intituladas Visão e Criação, pelo artista mineiro Juliano Aguiar.

A CASACOR São Paulo 2022 acontece até 11 de setembro no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.