Dicas de mesa posta para surpreender seus convidados

A mesa posta é quando todos os utensílios são montados para uma refeição, como pratos, talheres, copos e adornos de uma maneira organizada e estética. A principal função é deixar o ambiente agradável e elegante para receber convidados. A importância da apresentação, desde a escolha de louça, talheres, decoração, faz toda a diferença na experiência de bem receber.

“A mesa posta enriquece momentos especiais, como jantares ou almoços comemorativos, mas também pode ser utilizada no cotidiano, deixando refeições mais convidativas e requintadas”, explica a Chef Nutri Mariane Coelho do @delikatessenbuffet

Mesa posta @ divulgação

Mariane Coelho ainda ressalta que, mais do que “fazer bonito para as visitas”, as regras de disposição de talheres, pratos e copos também servem para trazer facilidade na hora das refeições. Quando chega o momento de arrumar a mesa, onde deve ficar a faca? O guardanapo? E os copos?

“A posição de cada item não é aleatória. Os objetos são colocados de fora para dentro, na ordem em que serão usados; o que está mais externo deverá ser usado primeiro”, afirma.

Reginaldo Anderson Tortorelli, especialista em decoração e sócio da On Decor Valinhos, explica que o movimento de pessoas, decoradores e design em busca de itens para decoração de mesa tem aumentando muito nos últimos meses.

“Este movimento comprova esta tendência por decorar as mesas para receber as visitas”, conta. “Na On Decor é possível encontrar todos os utensílios para a mesa posta e também as louças”, completa.

A empresária Simone Bernoldi, da Davos Design Decor Presentes, valoriza as peças produzidas no Brasil:

“As peças orgânicas, em especial artesanais, são uma tendência que passaram da decoração para a mesa posta. A valorização da arte genuinamente brasileira com formas e motivos naturais podem ser vistas em loja, restaurantes e residências. Locais como Vale do Jequitinhonha ou Serra da Capivara por exemplo, são locais que estão destacando em apresentar peças com design único, leve e artesanal. Os motivos tropicais e as cores vibrantes se tornaram cada vez mais a cara das mesas dos brasileiros, que adoram receber com charme”.

Mesa posta Davos Design Decor Presentes @ Acervo pessoal

A chef Mariane Coelho dá algumas dicas de como deixar tudo organizado e o que não pode faltar.

Louça – Não existe refeição sem louça. Esse é o caso dos pratos rasos, dos fundos, dos de sobremesa e, inclusive, aqueles exclusivos para sopa, chamado de “mesa posta”. Louças bonitas para montar uma “mesa de recepção” devem ser consideradas, em formato jogo combinado ou algo despojado, misturando cores e estampas.

Mesa posta com a coleção Le Lis Blanc da loja Davos Decor e Presentes @ divulgação

Talheres – Inicialmente, é possível montar um conjunto simples, composto por facas, garfos e colheres. Sempre invista nos modelos principais, assim como aqueles específicos de sobremesa.

Talheres de ouro para VIP – Feitos sob encomenda @ divulgação

Toalha de mesa – Ajudam a adicionar um toque de personalidade no espaço, além de serem excelentes para proteger o móvel contra arranhões ou a camuflar falhas ou imperfeições. Jogos americanos, atualmente, são bastantes utilizados em substituição as toalhas de mesa.
Taças, copos e xícaras – Os copos precisam ser utilizados para sucos. Já as taças são ótimas para água, vinho e drinques diversos. Para garantir requinte, as opções transparentes de cristal não podem faltar.

Mesa posta na On Decor Valinhos @ Divulgação

Guardanapos e porta-guardanapos – Os guardanapos carregam uma proposta funcional e devem ser usados, de preferência, em tecido.

Porta guardanapos by Atelie Casagrande @ Divulgação

Profissionais, lojas ou marcas citadas: @davos.decorepresente, @on.decor.oficial, @ateliecasagrande, @delikatessenbuffet

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.