Nomes da moda: Viktor & Rolf

viktorrolf-mdx4
Certa vez, Albert Einstein afirmou: ‘a criatividade é a inteligência se divertindo’. Pensando nisto, afirmo: Viktor & Rolf são os mestres da diversão!
Desde que se conheceram na faculdade de Arnhem, Holanda, Viktor Horsting e Rolf Snoeren nunca mais se separou. Ambos se identificaram por seguirem a mesma linha de raciocínio, que é a de criar uma moda vanguardista, distorcida, escultural, assimétrica e surreal – o que lhes garantiu sucesso desde o primeiro desfile no Festival de Jovens Talentos de Moda e Fotografia de Hyères em 1993.
Esse estilo diferenciado era influência da personalidade forte dos dois, afinal, eles não gostavam de seguir regras. Em 1996, por exemplo, a dupla anunciou uma greve, porque não concordavam com a imposição de criar uma nova coleção a cada estação – o que, obviamente, serviu de trampolim para a carreira promissora da grife.
Viktor & Rolf
O primeiro contato no mundo da Alta Costura aconteceu em 1998, e, a partir dai, os desfiles se transformaram em espetáculos de criatividade e funcionalidade. Além das roupas, Viktor & Rolf ganharam destaque, também, no mundo dos cosméticos com o lançamento do perfume Flowerbomb em 2004, que entrou na lista dos mais vendidos em 2011.
Outros fatores foram fundamentais para que a grife se tornasse o sucesso que é hoje, garantindo seu lugar entre as melhores no mercado mundial, como, por exemplo, a coleção assinada para a rede fast fashion H&M, em 2006. Isso fez com que eles expandissem seu público-alvo, tornando-se acessíveis e, consequentemente, favoritos entre o público jovem. Acabaram mostrando que, mesmo a moda conceitual pode ser usada fora das passarelas.
primavera verao 2012
Além disso, venderam uma parte da grife para o proprietário da Diesel, em 2008, garantindo dedicação em suas coleções enquanto o italiano expande e lança os produtos mundialmente.
Por fim, a Viktor & Rolf nada mais é do que a representação visual do verdadeiro significado da moda. É o espelho e o vestígio do que eles são transformados em informação, expressão e, por que não, em desejo.
Eles transformaram o mundo e não se deixaram transformar por ele. Por isso é importante seguir o exemplo, obedecendo nossos instintos e sermos convictos de nossos ideais, sejam eles quais forem, porque, sucesso de verdade é saber que nossa existência fez diferença na vida de alguém.
No caso deles, com uma pitada de diversão.
(Artigo colaborativo de Bruna Said Miguel)