Documentário ‘Novela – 65 Anos de Emoções’ na TV Cultura

arlete-montenegro-edgar-franco-a-muralha-tv-excelsior-1968
Arlete Montenegro e Edgar Franco na novela A Muralha na TV Excelsior 1968

A TV Cultura começa a exibir a partir do próximo domingo (9/10), às 19h30, a série documental Novela – 65 Anos de Emoções. Apresentado por Atílio Bari e produzido numa parceria com a TV Cultura com Hermes Frederico, o programa foi dividido em oito episódios.

A série contará a história das telenovelas brasileiras, desde os seus primórdios até os dias atuais. A primeira telenovela exibida foi Sua Vida Me Pertence, de Wálter Foster, em 1951. Foster contracenava com Vida Alves, e juntos protagonizaram o primeiro beijo da televisão brasileira. Participavam ainda da produção outros atores como Lima Duarte, Lia de Aguiar, José Parisi e Dionísio Azevedo.

Atílio Bari conta ainda que os episódios abordarão os momentos mais marcantes da história desse gênero no Brasil, seus autores, diretores, atores e atrizes, através de depoimentos inéditos, imagens de acervo das várias emissoras de televisão, e uma narrativa que expõe didaticamente a sua evolução ao longo do tempo. “Hoje as telenovelas brasileiras ocupam uma posição de destaque no cenário cultural e social do nosso país. Elas se incorporam à vida das pessoas, ditam tendências, provocam debates e reflexões. Ou seja, influenciam de maneira inequívoca os padrões comportamentais, sociais e políticos da população”, ressalta.

Criados a partir do talento dos autores brasileiros e interpretados por artistas que se tornam verdadeiros ídolos populares, os personagens das novelas fazem parte do imaginário de milhões de pessoas. E não apenas no Brasil: hoje a telenovela é um importante item de exportação e está presente em mais de uma centena de países, graças ao seu elevado padrão artístico e técnico.

Em 2016, a telenovela brasileira completa 65 anos. Descendente dos folhetins, das radionovelas e dos teleteatros, ela rapidamente encontrou o seu próprio caminho em termos de dramaturgia, produção, temáticas e linguagem, e se firmou como um gênero televisivo de forte apelo popular e grande penetração em todas as camadas da população.
Novela – 65 Anos de Emoções será exibida aos domingos, a partir das 19h30, com reapresentação às sextas-feiras seguintes, às 22h.