Dica para conservar o couro na decoração

Suntuoso, altamente resistente e tradicional, o couro transita entre o rústico e o moderno, tornando-se, assim, o clássico que nunca sai de moda na decoração. Suntuoso, altamente resistente e tradicional, o couro transita entre o rústico e o moderno, tornando-se, assim, o clássico que nunca sai de moda na decoração. A Cecilia Dale apresenta dicas de utilização e principais cuidados para que esse material seja bem conservado e duradouro.

Sofá Chesterfield Windsor @ Divulgação

Temperatura

Existe o mito de que o estofado de couro esquenta e, assim, pode ser usado apenas em ambientes frios ou durante o inverno. Isso não é verdade: o couro natural se adapta à temperatura ambiente, assim como a nossa pele.Mas, em controvérsia, o maior inimigo do material é o sol. Exposto diariamente a luz solar, ele envelhece precocemente, resseca e cria rachaduras.

Sofás e Poltronas Chesterfield_Milieu @ Divulgação

Limpeza

Para limpar o couro, é necessário apenas um pano branco, limpo e seco. Se precisar, utilize um pano úmido bem torcido com sabão neutro – sabão de coco não pode, porque contém soda – sem chegar a molhar o couro. Enxugue em seguida com um pano seco. Além disso, existem produtos específicos para a limpeza de couro, que podem ser usados como opção.Para sofás, poltronas e objetos, utilize hidratantes desenvolvidos especialmente para couro, que podem ser usados a cada seis meses ou um ano, dependendo do produto.

Poltrona Chesterfield Pall Mall @ Divulgação

Cuidados extras

• Nunca puxe o estofado pela costura ou pelas almofadas;

• Se cair algum liquido no sofá, seque o mais rápido possível para evitar manchas;

• Nunca use hidratantes comuns, como graxa e glicerina.

• Evite, também, o uso de polidores, vaselinas, silicone, óleos, sabões e produtos a base de solventes, que podem danificar e alterar o brilho, o toque, a cor, o cheiro e a resistência originais do couro.