A história do MONDO MODA com a Campinas Decor começou em 2007

MONDO MODA era o nome da minha coluna num jornal que circulou nas cidades de Valinhos e Vinhedo entre agosto de 2006 e setembro de 2007. No falecimento do jornal, eu – Jorge Marcelo Oliveira – criei a versão online do MONDO MODA em novembro de 2007.
Ainda no jornal, a Macchina de Comunicação me convidou para a cobertura jornalística do Anúncio da 12ª edição Campinas Decor, que aconteceria num casarão no Alto do Taquaral em Campinas. Daquele dia, não esqueço o cheiro de mofo de um carpete vermelho de um quarto de uma edícula. Era um espaço que recebia pessoas havia muito tempo. Fiquei pensando no trabalho que o profissional que pegasse o local teria… Na época, confesso, ainda não sabia o quanto esses profissionais (arquiteto, designers de interiores e paisagistas) eram talentosos para transformar carvão em diamante.
Meses depois, aconteceu o café da manhã de imprensa. Não lembro a emoção exata, mas sei que fiquei bem empolgado. Fiz questão de visitar o quarto. Fiquei chocado! Não me lembro quem estava ao meu lado, mas comentei: “Gente, isso aqui foi um milagre!”. Pena não me lembrar de quem assinou – até revi a revista da edição, mas não me arrisco afirmar quem era, pois não lembro exatamente o nome que o quarto recebeu depois que se tornou um ambiente. Enfim… Dessa edição, também me lembro da Garagem assinada pelo Adriano Leal Stancati e Daniela Guardini Stancati, o Living da Volmar, Carla e Guilliana Stancati e de um quarto que homenageava a fotógrafa (na época) Renata Podolsky. Infelizmente, minha passagem não foi registrada em fotos.

Com o MONDO MODA no ar, fui convidado a participar do anúncio da 13ª edição da Campinas Decor que aconteceria na Estação Guanabara. Desta vez, com câmera em mãos, registrei a presença de algumas pessoas – Maycon Flamarion, Kátia El Badouy, Fernanda Mitzakoff, Isa Amaral (conhecidos do passado) e da arquiteta e paisagista Maria Delmanto. Essa foi a primeira profissional desse mercado que sorriu para mim – independente em saber qual veículo representava. Sei que é uma atitude que passaria em branco para alguns, mas sempre valorizei a simpatia e atenção das pessoas.

Campinas Decor 2008 Estação Guanabara – Anúncio (Dez07)

Isso aconteceu em dezembro de 2007. Desde esse momento, MONDO MODA participou de praticamente todos os momentos da Campinas Decor: anúncio, open day, café da manhã de imprensa, premiação (que não existe mais) e eventos fechados dos patrocinadores. Além das coberturas, Campinas Decor foi o cenário para diversos editoriais de moda que produzi.

Aline Lago é a estrela do Editorial MONDO MODA na Campinas Decor 2012 @ Tatiana Ferro

MONDO MODA também abriu espaço para a posts dos ambientes de todos os profissionais que enviaram material para nossa redação. Isso sem contar as inúmeras entrevistas para o nosso canal no YouTube e Vimeo.

Hoje, MONDO MONDA conta com um arquivo com mais de mil fotografias de coberturas sociais dos variados eventos ligados a mostra.
Agradeço ao meu sócio/companheiro Flávio Casagrande, que sempre funcionou como ‘minha memória’ em todos os eventos, à Rosana Spinelli (leia-se Macchina de Comunicação) por acreditar no projeto MONDO MODA desde seu primeiro momento, Carminha Saucedo por me apresentar várias pessoas no começo dessa trajetória e às pessoas que fizeram os cliques sociais ou de moda (como Tatiana Ferro, Guilherme Gongra, Tácito e Ricardo Dettmer, entre outros).

Stella Pastana Toso e Sueli Cardoso na Campinas Decor 2010 IAC Casa do Diretor – Anúncio (Out) @ MONDO MODA

Finalizando… Em 2018, MONDO MODA vivencia o prazer de se tornar Mídia Partner da 23ª edição da Campinas Decor. Estamos exultantes com esse momento e agradecidos a organização – leia-se Stella Pastana Toso e Sueli Cardoso, pela confiança em nosso trabalho.