Vitra na Maison & Objet Paris 2018

A Vitra apresentou sua coleção baseada em clássicos assinados por designers como Alexander Girard, George Nelson e Charles e Ray Eames na Maison & Objet 2018, que aconteceu em Paris, de 7 e 11 de setembro.

Resting Animals, Front (2018)

 

Resting Animals @ divulgação

Resting Animals é o resultado de um projeto de pesquisa recente da dupla de designers Front, que foca na estreita conexão entre humanos e objetos figurativos. A dupla de designers pediu a pessoas selecionadas, aleatoriamente, para identificarem os objetos mais enriquecedores e significativos em suas vidas. A maioria das respostas trouxe figuras de animais que foram percebidos como personalidades, atributos específicos ou uma história compartilhada. Trabalhos anteriores da dupla foram dedicados à observação sistemática de como vários animais dormem ou hibernam.

Eames Radio, Charles & Ray Eames (1946)

Depois de desenvolver um método de sucesso para a moldagem de compensados no início da década de 1940, Charles e Ray Eames empregaram o know-how adquirido para criar uma ampla gama de produtos – incluindo gabinetes de rádio. Em 1952, aproximadamente 200.000 rádios projetados pelos Eames tinham sido vendidos por vários fabricantes. Um projeto, no entanto, nunca entrou em produção: um elegante rádio de mesa com uma caixa de compensado moldado, cuja forma compacta e aparência austera e mais técnica eram incomuns na época.

Eames Radio @ divulgação

Concebido em 1946, o rádio foi rejeitado pelo fabricante designado, que queria um ‘design normal’. Charles e Ray enviaram fotografias do protótipo para a revista “Interiores”; caixas de fósforos foram incluídas nas imagens como uma referência de escala. Seu objetivo era aumentar a aceitação de dispositivos menores e mais modernos. No entanto, esse objetivo se mostrou indefinido e a produção de rádios Eames foi interrompida no início dos anos 50.
Mais de 70 anos depois, a Vitra se juntou ao Eames Office para reviver o design deste rádio compacto, que era um dos favoritos de Charles e Ray. Encaixada em um elegante armário de nogueira e equipada com tecnologia de ponta pelo fabricante britânico REVO, a Eames Radio testemunha hoje a inabalável crença do casal designer no progresso. O Eames Radio está disponível em uma edição limitada de 999 unidades.

Eames House Bird, walnut

Charles e Ray Eames foram ávidos viajantes por toda a vida e trouxeram inúmeros objetos e acessórios de suas viagens para mobiliar e decorar sua casa particular, a Eames House. Um desses itens é uma figura de pássaro preto que decorou a sala do casal por mais de cinquenta anos. Em colaboração com o Escritório Eames, a Vitra lança agora uma versão da Eames House Bird, em nogueira escura com acabamento em laca clara. O grão visível confere ao pássaro de madeira uma aparência autêntica e natural, o que também destaca o processo de produção cuidadosamente feito à mão.

Silhouette, Alexander Girard (1965)

Na década de 1960, Girard criou os conceitos de interiores para vários restaurantes – La Fonda del Sol (1961, Nova York), L’Etoile (1966, Nova York) e Compound (1967, Santa Fé) – com soluções abrangentes que vão desde decoração, móveis e talheres para guardanapos, até cartões de visita e caixas de fósforos. Em 1965, o designer foi contratado para projetar o restaurante La Reserve, de Nova York, e criou uma série de charmosas figuras de metal que parecem dançar, chamadas assim de Silhouettes. Posicionadas entre as mesas de jantar, as peças criavam um toque alegre ao ambiente, enquanto serviam simultaneamente como divisórias atraentes entre os convidados.

Silhouettes Mermaid and Bull @ divulgação

O restaurante La Reserve, infelizmente, nunca chegou a existir, mas os planos e desenhos de Alexander Girard foram preservados e fazem parte da coleção Alexander Girard, realizada pelo Vitra Design Museum. Juntamente com a família Girard, Vitra estudou todas as ideias desenvolvidas para o La Reserve e decidiu dar vida às Silhouettes – inicialmente com os temas Bull e Mermaid.