Os looks das vencedoras do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (1937 a 2019)

“Não há papéis pequenos, apenas atores pequenos’’, frase de autoria do  ator, diretor e escritor russo Constantin Stanislavski, autor dos livros ‘A Preparação do Ator’, ‘A Construção da Personagem’, ‘A Criação de um Papel’, ‘Manual do Ator’ e ‘Minha Vida na Arte.
Até o passado, protagonista seria aquele ator que tem o papel principal no filme, certo? Pois bem… No Oscar 2019, três atrizes eram as protagonistas de ‘A Favorita’, porém nas inscrições para as temporadas de premiação, Olivia Colman se tornou a protagonista, enquanto Rachel Weizs e Emma Stone as coadjuvante. Na mesma premiação, tanto Viggo Mortensen quanto Mahershala Ali eram os principais, mas foram inscritos como Protagonista e Coadjuvante – com isso, o último ganhou todos os prêmios da categoria da temporada. Ou seja, as regras estão bem confusas. 
Apesar de ter sido criada em 1927, a Academia começou a premiar atores coadjuvantes apenas em 1937. Gale Sondergaard foi a primeira premiada pelo papel no filme ‘Anthony Adverse’.
Oscar 1937 Walter Brennan e Gale Sondergaard (Anthony Adverse) ao lado de George Jessel @ AMPAS

No Oscar 2017, Viola Davis era protagonista de ‘Um Limite Entre Nós’, mas… Os produtores lançaram seu nome como Coadjuvante para ter chances aos prêmios do ano. Deu certo. Além do Oscar, ela levou outros 30 prêmios pelo papel. Foi uma estratégia, lógico. Questionável, óbvio! 

Coadjuvantes são respeitados, principalmente, por que, em muitos casos, roubam a cena do protagonista. Grandes atores e atrizes, como Meryl Streep, Jack Nicholson, Cate Blanchett, Marlon Brando, Judi Dench, Robert De Niro e Tilda Swinton, aceitam papéis ‘menores’ e foram premiados. 

Enfim… No tapete vermelho, isto não interessa. Importa é saber se o looks funcionou ou não – seja para a protagonista ou não. Ou até naquela atriz que não estava concorrendo a nada, mas apresentou um prêmio ganha destaque.

No Oscar 2019, Regina King escolheu um modelo branco Oscar de la Renta, que certamente daqui 10 anos continuará a ser um clássico. O mesmo acontecerá com o poderoso Armani Privé usado por Viola Davis no Oscar 2017.
Em 2016, Alicia Vikander usou um Louis Vuitton amarelo que dividiu opiniões. Por outro lado, o Chanel que Lupita Nyong’o usou no Oscar 2015 por ’12 Anos de Escravidão’ foi mega elogiado. Assim como o Balmain de Penélope Cruz em 2009, quando foi premiada por ‘Vicky Cristina Barcelona.
Por outro lado, a capa de Drácula que Juliette Binoche escolheu em 1997 é considerado um dos looks mais bizarros do tapete vermelho. Polêmicos também foram as escolhas de Tilda Swinton, num Lanvin preto, no Oscar 2008 e o Oscar de La Renta de Jennifer Hudson, em 2007.

Ausentes

Helen Hayes não estava presente no Oscar 1971 pelo papel no filme ‘Aeroporto’, assim como Sandy Dennis em ‘Quem Tem Medo de Virginia Wolf’, no Oscar 1967 e Margaret Rutherfod premiada por The V.I.P.S. no Oscar 1964.
Quem também se ausentou foi a inglesa Wendy Hiller no Oscar 1959 premiada por ‘Vidas Separadas’.
Kim Hunter não apareceu no Oscar 1952 para receber o prêmio por ‘Um Bonde Chamado Desejo’.
No Oscar 1938, a estatueta de Alice Brady (premiada pelo filme ‘A Old Chicago’) foi roubada por um homem não-identificado que subiu ao palco para receber o prêmio como representante da atriz, ausente da cerimônia. A estatueta nunca foi recuperada e o impostor nunca foi descoberto. Sete meses depois, Alice veio a falecer de câncer antes que a Academia pudesse encomendar outra estatueta à atriz.
MONDO MODA preparou uma lista com os Looks da Vencedoras do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.