As primeiras Barbies negras da história

Em agosto de 2018, a Mattel fez barulho para lançar a boneca Barbie Claudette Gordon, primeira da coleção Harlem Theatre, assinada pelo designer Carlyle Nuera. Personagem ficcional, Claudette foi uma cantora da Era do Jazz, de 1920, com direito a cabelo curto e encaracolado, vestido bordado, luvas e profusão de colares. Ela chega com um charmoso microfone. Pensa numa versão da cantora de blues Bessie Smith…

Claudette Gordon – Harlem Theatre Collection @ divulgação

Vendo a boneca, surgiu a questão: quando surgiu a primeira Barbie Negra?

Anos 60

Barbie Christie
Variações da Christie @ Reprodução

Tammy nasceu em 1965, nas versões ‘adulta (cabelo curto e encaracolado)’ e ‘adolescente’. Depois nasceu a Misty. Mas… Tanto uma quanto a outra eram variações da boneca loira e com traços caucasianos e só se diferenciavam pela cor do cabelo (preto) e olhos (castanhos).

Em 1967, a Mattel lançou a ‘Colored Francie’ (nota o editor: ‘colored’ é uma palavra usada pelos idosos americanos para se referir aos negros. Uma versão do ‘moreninho’, ainda usada por idosos do Brasil, como se usar a palavra ‘negro’ fosse uma ofensa).

A ‘Colored Francie’ era a prima ‘moderna’ da Barbie. Usava roupas no estilo Mod, com mini-vestidos e mini-saias coloridas com estampas geométricas – iguais ao estilo das garotas de Carnaby Street (Londres). Ela era menor e ‘mais escura’, mas seus traços eram caucasianos. Foram produzidas em duas versões: na primeira, tinha olhos azuis e cabelos ruivos e na segunda, olhos castanhos.

Colored Francie – 1967 @ Reprodução

Em 1968, a Mattel lançou a Christie, com traços e cabelos negros. No ano seguida, surgiram as versões com cabelos vermelho e laranja.

Christie 1968 @ divulgação

Em 1969, a Mattel lançou a Júlia, versão da personagem Julia Baker, protagonista de uma série de TV, estrelada por Diahann Caroll, que fez muito sucesso na época.

Boneca Julia Giftset , personagem de Diahann Carroll na série ‘Julia’ @ Divulgação

No mesmo período, a empresa inglesa Palitoy lançou a Tressy, contudo, diferente das bonecas da Mattel, era plástico e com o rosto pintado.

Versão atualizada da Christie – Coleção Red, White’n Warm – 2007 @ divulgação

Anos 80

Oficialmente, a primeira Barbie Negra surgiu em 1980 assinada pela designer Kitty Black Perkins. Desde então, ela sofreu diversas modificações que fidelizaram suas características.

A original Primeira Barbie Negra e Kitty Black Perkins @ Divulgação

Edições especiais, como as étnicas, a Barbie Naomi Campbell ou a Barbie Diana Ross, são itens de colecionador.

Barbie Naomi Campbell @ Reprodução

Realidade

Em 2009, a Mattel lançou a coleção Barbie So In Style exclusivamente com quatro bonecas negras com traços diferentes, mas nenhuma de cabelo afro. Depois, a família cresceu e hoje são 12 bonecas.

Barbies da coleção So In Style
Apesar deste histórico, durante uma apresentação de uma palestra, no qual utilizei diferentes raças da boneca Barbie para contar a História da Moda no Século XX, depois de ver morenas, negras, ruivas e orientais, uma aluna pegou uma loira e falou toda empolgada: ‘Nossa! Finalmente uma Barbie de verdade!’.

Pois é…

Barbies Negras – Acervo de Jorge Marcelo Oliveira – Novembro 2017 @ Jorge Marcelo Oliveira

(Artigo assinado Jorge Marcelo Oliveira)


Barbie Negra Linha do Tempo

2 comentários em “As primeiras Barbies negras da história

  1. Olá!
    Muito bacana vc falar dessas bonecas que pouca gente conhece!
    Mas deixa eu acrescentar umas coisinhas pro seu post ficar mais completinho:
    A Francie foi lançada em 1966, branquinha e nas versões loira ou morena. Em 1967 surgiu a negra (que era igualzinha à anterior, só que com o plástico de outra cor) com olhos castanho claro e cabelo escuro, acontece que o material oxidavava e deixava a fofa ruiva!
    Não venderam muito bem e pararam de fabricr, portanto são difíceis de achar hj em dia!
    Vc coleciona? Tem alguma antiguinha da família?
    Qqr dúvida me manda recado que eu adoro a família Barbie!
    bj e bom dia!

    😀

    Curtir

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close