O aniversário de Sousas e de Joaquim Egídio

Os distritos de Sousas e Joaquim Egídio celebram 223 anos no sábado, 23 de novembro com uma série de atividades, como caminhada ecológica, passeio de jardineira nos pontos históricos da região, além de food truck de comida típica italiana, corte de bolo, orientação para obtenção de cidadania italiana, shows e bandas de pop rock, na Praça Beira Rio.
As festividades começam às 8h, com a caminhada ecológica saindo da Estação Ambiental, marco zero do distrito de Joaquim Egídio. No final da caminhada o grupo se concentra na Praça Beira Rio, em Sousas, onde será oferecido café da manhã aos participantes.
A Orquestra da Câmara de Campinas participará do evento.

História dos distritos

A história se inicia em 1796, quando as terras de fazendas daquela região começam a ser partilhadas aos sesmeiros. O início do povoamento de Sousas aconteceu em 1830, quando Aleixo Antônio de Godoy e Bernardo José Sampaio resolveram construir uma ponte de madeira.
O povoamento foi crescendo e se transformou em um pequeno arraial que se tornou conhecido como “Ponte do Arraial”, a ponte mais conhecida de Sousas.
A introdução da cultura do café em meados do mesmo século trouxe nova dinâmica econômica para a região, atraindo mais moradores, inclusive os imigrantes italianos.
Embora integre um município, o distrito manteve quase que intactas características de vila rural, cidadezinha que nasceu e cresceu à sombra dos cafeeiros.

Joaquim Egidio @ Wikipedia

Já o distrito de Joaquim Egídio, antes de receber este nome, em 1894, era chamado de Laranjal, dada a grande quantidade de laranjeiras plantadas entre os cafezais. Não existem dados precisos a respeito das origens de sua fundação, embora algumas casas construídas em sua área datem da década de 1840.
Outro detalhe a seu respeito é que, apesar de seu nome atual (Joaquim Egídio) ser uma homenagem ao neto do Marquês de Três Rios, o provável fundador do então vilarejo foi o major Luciano Teixeira Nogueira.
Os distritos tentaram se emancipar se transformando em município, nos anos de 1995 e 1999, mas os processos se encontram com a tramitação suspensa na Assembleia Legislativa de São Paulo.
A data de fundação dos distritos foi oficializada no dia 03 de outubro de 2011, através de um projeto de Lei do ex-vereador Sebastião Torres.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.