Livro ‘Americanah’ – Amor e raça vistos de dentro

Coluna assinada pela Livreira Micaela Huertas – especial para o MONDO MODA

Vencedor do National Book Critics Circle Award e eleito um dos dez melhores livros de 2013 pela NYTimes Book Review, o romance de Chimamanda Ngozi Adichie é seu quarto livro e aquele que a lançou de vez entre os melhores escritores da atualidade.
Passado entre a Nigéria, Inglaterra e Estados Unidos, Americanah é uma história de amor contemporânea apaixonante. Ifemelu é a protagonista crescida na Nigéria que sem planejar muito alça grandes vôos ao se mudar para fazer faculdade nos EUA.
Na Nigéria ficam sua família, suas raízes e seu grande amor, enquanto o país da liberdade lhe oferece de tudo um pouco diariamente: oportunidades, miséria, desprezo e admiração.

Livro Americanah @ Micaela Huertas

O texto é leve. São mais de 500 páginas que transcorrem com tranqüilidade e prazer, mesmo com a constante crítica social presente. Neste ponto é bom frisar que esta crítica não é exclusiva de um dos países cenário. A autora analisa a cultura e a sociedade dos três indistintamente e com maestria nos transporta para os lugares, levando-nos a entender como classe, raça e gênero aparecem constantemente em todas as relações travadas dia a dia.
É um livro urgente para os dias atuais quando tantas questões raciais estão em pauta. Sua sensibilidade é capaz de despertar questionamentos que muitos de nós, principalmente brancos, talvez nunca tenhamos nos feito.
O melhor de tudo é que isso se faz sem perder o foco principal, o de uma história de amor que todos gostaríamos de viver.
Companhia das Letras, 2014.
Novo Físico R$ 51,00 – E-book 37,90
Usado R$ 42,00

Nota do editor: O romance ganhou uma minissérie em Hollywood, que está em pré-produção. Entre as produtoras, a atriz Dania Gurira (a Michone de ‘The Walking Dead’). Lupita Nyong’o e Uzo Aduda (a Susanne de ‘Orange is the New Black’) são as protagonistas.