As primeiras super heroínas das HQs – Parte 2

A segunda parte do especial ‘As Primeiras Super heroínas das HQs‘ conta a estória da primeira Woman in Red, Viúva Negra (Claire Voyant) e Phanton Lady (Sandra Knight).

The Woman in Red

1940 Woman in Red – Peggy Allen @ Reprodução

Março de 1940 nascia a The Woman in Red, criada por Richard E. Hughes (escritor) e George Mandel (desenhista), que apareceu no Thrilling Comics#2, publicada pelo Nedor Comics. A personagem ganhou um retrofit por Alan Moore para a America’s Best Comics/Nedor Comics.
Ela era a identidade secreta da policial Peggy Allen, que surgiu da frustração das limitações do seu trabalho. Como The Woman in Red, ela usou capa, capuz e máscara vermelhas.
Personagem regular da Trilling Comics, ela nunca apareceu numa capa solo. Sua última edição foi em fevereiro de 1945.
The Woman in Red ganhou um revival pela AC Comics na edição #29 do Femforce, em 1990. Em janeiro de 2001, foi revelado que ela era membro da SMASH, uma liga de super-heróis que estavam em estado de paralisia depois de uma invasão alienígena da lua em 1969. Ela foi reanimada 30 anos graças aos poderes de Tom Strong.
Originalmente, ela não tinha superpoderes, usando habilidades no combate mão-a-mão. Porém, quando ressurgiu, graças ao Cristal de Rubi, ela começou a voar e projetar energia.
A historiadora Trina Robbins identificou a personagem como a Primeira Heroína Mascarada do combate ao crime.

Viúva Negra (Claire Voyant)- Timely Comics

Víuva Negra – Claire Voyant for The Twelve @ Art by Chris Weston

Com o nome de Claire Voyant, a primeira personagem com o nome de Viúva Negra apareceu em Mystic Comics #3, em agosto de 1940, revista da Timely Comics (tornou-se Marvel em 1961).
Foi criada por George Kapitan (estória) e Harry Sahle (ilustrador), ela não tem nada a ver com a famosa espiã Natasha Romanova, criada em abril de 1964.
Claire era uma médium, que depois de morta, ganha poderes graças a acordo com Satanás com o intuito de matar seus opositores oferecendo suas almas para o mestre.
A primeira versão da personagem apareceu em cinco revistas da chamada Era de Ouro das HQs entre 1940 e 1943.
Seus poderem incluíam Força Super humana, Resistência, Capacidade de Voar, Tele transporte, Indução Mental, Invisibilidade, Mudança de Aparência, Toque da Morte, Imortalidade e Capacidade de se comunicar com mortos.
Claire voltaria a aparecer num flashback na edição especial #1 da minissérie ‘A Time of Marvels’, em janeiro de 1994. Voltou em novo flashback numa estória do Homem Aranha ‘The Last Stand’, da série ‘Marvel Knights’, em fevereiro de 2005.
Finalmente, ganhou 12 edições de ‘The Twelve’ no começo de 2008, tornando-se conhecida pelas gerações atuais.

Phanton Lady – Quality Comics / Fox Features Syndicate / DC Comics

Phantom_Lady – Sandra Knight @ Reprodução

Criada pelo Estúdio Eisner & Iger e desenha por Arthur Peddy, a primeira versão de Phanton Lady foi na pele de Sandra Knight, filha de um senador americano que morava em Washington, D.C.. Sua primeira aparição foi no Police Comics #1, em agosto de 1941.
Usando um maiô amarelo com capa verde, ela tinha o poder de cegar seus inimigos e ficar invisível graças a uma luz de raio negra. Seu carro emitia a mesma luz. Eventualmente ela ajudava seu noivo, Donald Borden, um agente do governo americano.
Depois que a Quality Comics deixou de publicar novas estórias com a heroína, a Iger Studios, que acreditava em seu potencial e assinou com a Fox Feactures Syndicate. Sua estreia aconteceu em Phanton Lady #13, no qual ganhou status de ‘Good Girl Art’ de Matt Baker – ilustrações com mulheres em trajes mínimos – o conceito original das Pinup. O ilustrador alterou seu uniforme e  ajustou o decote e o shorts-saia o máximo que pode.
Com isso, a personagem entrou na 49# posição na lista das ‘100 Mulheres Mais Sexies das HQs’.

Phantom_Lady – Sandra Knight – Edição Fox @ Reprodução

Outras versões de Phantom Lady foram Delilah ‘Dee’ Tyler (janeiro de 1989), Stormy Knight (2006) e Jennifer Knight, em maio de 2012, na DC Comics.

Confira a primeira parte da matéria.

Um comentário

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.