A deusa grega Vênus também foi o nome de uma heroína criada por Stan Lee em 1948. No mesmo ano, Sun Girl foi o nome de duas heroínas da Marvel.
Sem nenhuma representante por dois anos, eis que surge A Pequena Polegar, nome que Doll Girl recebeu no Brasil.
Elas são as estrelas do especial As Primeiras Super Heroínas das HQs – Parte 11.
VENUS (Victoria ‘Vicki’ Nutley Starr) – Marvel 1948
Originalmente, a personagem criada por Stan Lee (estória) e Ken Bald (ilustrador) era baseada na deusa grega Vênus (Afrodite na romana); porém, mais tarde foi revelada que era uma sereia. A primeira versão do personagem apareceu na revista Venus #1, em agosto de 1948.

Nas primeiras 19 edições, ela era do planeta Vênus que ao chegar à terra assumiu a identidade da jornalista e editora da revista Beauty, Victoria ‘Vicki’ Nutley Starr. Ela ajudava pessoas que se separavam. Seus poderes eram voz hipnótica, voar, manipulação imortalidade, adaptação aquática e habilidade de metamorfose.
Era uma comédia leve com toques de fantasia, porém mudou com temas mais pesados ligados ao universo do Terror e seres Malignos. Ela dividiu espaço com Hercules, Zeus, Satã, Thor e Loki (primeira aparição de ambos).
Vênus sumiu por 20 anos até ser resgatada na revista Sub-Mariner # 57, em janeiro de 1973 como uma pessoa que manipula Namor a atacar Ares, que a desejava como amante. Nessa época, ela mudou de figurino, que incluía maiô e um ousado vestido branco.

Ela está no oitavo lugar na lista das ‘100 Mulheres Mais Sexys das HQs’ elaborada escritor Brent Frankenhoff para o Comic’s Buyer’s Guide’s, em outubro de 2011.
SUN GIRL (Mary Mitchell, Selah Burke) – Marvel 1948
Sun Girl é o nome de duas heroínas da Marvel. A primeira, Mary Mitchell (ou Heliana, no Brasil) surgiu na revista Sun Girl #1 (agosto 1948) pela Timely Comics (nome anterior da Marvel). A revista teve apenas três edições.
Mary era assistente pessoal e apaixonada por Jim Hammond (o primeiro Tocha Humana).

Ela o ajudou na defesa de um homem acusado injustamente de assassinado. Depois de mais um caso, ela se mudou para viver suas próprias aventuras carregando uma arma de energia solar. Ocasionalmente voltava a ajudar o Tocha, assim como o Capitão América e o Namor, o Príncipe Submarino.

A segunda Sun Girl (no Brasil, Solar) é filha do vilão Mestre da Luz. Ganhou poderes depois que foi contaminada com um vírus do Carniça, mas foi salva pelo Homem Aranha Superior. Sua primeira aparição foi na revista Homem Aranha Superior #1 (julho 2013), criação de Marco Checchetto (ilustrador) e Christopher Yost (texto).
Alter-ego de Selah Burke, ela é membro dos Novos Guerreiros.
POLERGAZINHA/PEQUENA POLEGAR / DOLL GIRL (Martha Roberts) – Quality Comics 1951
Martha Roberts era a bonita filha do Professor Roberts, que empregava o jovem Darrel Dane em seu laboratório de pesquisa. No verão de 1939, ela foi chantageada por um criminoso chamado Falco graças às cartas de amor que escreveu para um antigo professor. Em seguida, ela é sequestrada.

Graça a um acidente no laboratório, Darrel adquiriu o poder de manipular o tamanho do seu corpo. Com isso, ele salvou Martha.
Decide combater o crime com o nome de Pequeno Polegar/Doll Man. Ela se torna sua assistente, assim como esposa. Anos depois, para auxiliar Darrel, ela adquire o mesmo poder, tornando-se Pequena Polegar /Doll Girl.

Criada por Chic Stone, Jerry Iger e Will Eisner na Era de Ouro, ela apareceu como Martha Roberts na revista Doll Man #27, em 1939, mas só apareceu como Doll Girl 12 anos depois, na Doll Man #37, em dezembro de 1951.
Com o final da Quality Comics em 1956, os personagens sumiram de cena. Pequeno Polegar foi resgatado como membro da Freedom Fighters na revista Liga da Justiça – Justice League of America #107 em outubro de 1973.
Martha voltaria a ser citada em outras revistas, porém, outra versão da Pequena Polegar apareceu na revista Mulher Maravilha (vol. 2) # 174.
Você precisa fazer login para comentar.