Calcinha no Varal – Tornando-se mulher adulta

Coluna assinada pela livreira Micaela Huertas em especial para o MONDO MODA

Adoro quando um livro nos indica outros livros. Calcinha no Varal e sua autora, Sabina Anzuategui, entraram pra minha lista de “quero ler” por serem citados em uma crônica de Contardo Calligaris no seu livro “Quinta Coluna” Publifolha, 2008.
Neste romance de estreia Sabina conta a estória de Juliana, uma jovem recém-aprovada na universidade, indo morar sozinha pela primeira vez, descobrindo a vida, o amor a amizade e o sexo longe dos olhos e da proteção familiar.
Com uma linguagem crua e simples, Juliana narra o seu dia a dia como se estivesse escrevendo um diário. São acontecimentos simples, mas que paulatinamente a transformam e dão indícios da mulher que está se tornando.

Calcinha no Varal @ Acervo Micaela Huertas

É um relato tão cru e real sobre os sentimentos e os acontecimentos do início da vida adulta que se torna sensível. Não são precisos muitos capítulos para vestir a pele de Juliana e querer tomar uma cerveja com ela, ou a acompanhar à faculdade, ou conhecer sua amiga de república.
O cenário desta experiência é a cidade de São Paulo e sua universidade, a USP. Este é um plus que faz qualquer leitor ficar imaginando como é a vida na megalópole paulista e como é estudar numa das mais conceituadas universidades do mundo. Para mim ainda teve um clima nostálgico, me fazendo lembrar como era morar em São Paulo e de quando estudei na UNESP (Campus de Marília/SP).
Sabina não foi pretensiosa em seu primeiro livro. Falou de coisas simples que podem acontecer com qualquer pessoa. E é justamente essa simplicidade que encanta e faz valer a pena ler a autora.
O romance foi lançado em 2005 pela Companhia das Letras. Um novo pode ser adquirido a partir de R$ 42,00. O usado é encontrado a partir de R$ 9,70.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.