Lista de indicados ao Oscar 2021 quebra alguns recordes

A lista dos indicados a 93ª edição do Oscar apontou alguns recordes: duas mulheres concorrem como Melhor Direção: Chloé Zhao (‘Nomadland)’ e Emmerald Fennell (‘Bela Vingança’).

Chloé é dona de outros feitos: primeira mulher chinesa concorrendo e primeira mulher a concorrer em quatro categorias (Produtora, Diretora, Roteirista e Montadora).

Emmerald Fennell é a primeira mulher britânica a concorrer como Melhor Direção.

Steven Yeun (‘Minari’) é o primeiro ator americano de origem asiática e Riz Ahmed é o primeiro ator muçulmano na corrida pelo prêmio de Melhor Ator.

Yuh-Jung Youn é a primeira atriz coreana ao Oscar. Ela concorre como Melhor Atriz Coadjuvante por sua ótima participação em ‘Minari’.

Daniel Kaluuya e LaKeith Stanfield são os dois primeiros atores negros a concorrer como Atores Coadjuvante pelo mesmo filme ‘Judas e o Messias Negro’.

Com 11 indicações, a compositora Diane Warren é a primeira mulher a atingir essa marca. Com a linda canção ‘Io Sì/I’m Standing With You’, do filme “Rosa e Momo” tem chance de obter sua primeira vitória.

Pelo mesma canção, sua co-autora Laura Pausini é a primeira compositora italiana a concorrer ao Oscar.

Com sua quarta indicação, Viola Davis (A Voz Suprema do Blues) se torna a primeira atriz negra a concorrer ao prêmio. Ganhou como Melhor Coadjuvante em 2017 por ‘Um Limite Entre Nós’ e foi indicada em 2012 (‘Histórias Cruzadas’) e em 2009 (‘Dúvida’).

Falando em Viola, é a segunda vez que duas atrizes negras concorrem como Melhor Atriz (a primeira por ‘A Voz Suprema do Blues’ e ‘Estados Unidos vs. Billie Holiday’) desde 1973 quando Cicely Tyson e Diana Ross estavam no páreo (e perderam para Liza Minnelli por ‘Cabaret’).

Chadwick Boseman é o terceiro ator falecido na corrida pelo prêmio desde a vitória de Heath Leger em 2009 por ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas’.

Maria Bakalova é a primeira atriz búlgara indicada aos Oscar. Ela concorre como Melhor Coadjuvante por ‘Borat – Fita do Cinema Seguinte’.

Thomas Vinterberg é o primeiro diretor dinamarquês indicado a Melhor Direção.

Pela oitava vez, Glenn Close está no páreo atuação em ‘Era Uma Vez Um Sonho’ na categoria Atriz Coadjuvante. Ela também foi indicada ao Framboesa de Ouro pelo mesmo papel.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close