O Visconde Partido ao Meio –O Visconde Partido ao Meio – Italo Calvino Italo Calvino

Coluna escrita pela livreira Micaela Huertas – especial para o MONDO MODA

Nunca havia lido nada de Italo Calvino. Sabia da fama, mas não tinha mais nenhuma informação. A curiosidade surgiu quando vi um livro de contos fantásticos com curadoria do escritor. Sabe aquele nome e toda hora fica passando na sua frente? Eu só conseguia pensar “tenho que ler esse cara!”.
A oportunidade surgiu com O Visconde Partido ao Meio, livro escrito em 1952 que conta a estória de Medardo di Terralba, um visconde que se alista na guerra contra os turcos, atingido por uma bomba de canhão e sobrevivendo, literalmente, pela metade.
Mutilado, o Visconde retorna a sua terra Natal completamente mudado pelo evento. Seguem-se ao seu retorno os mais indesejados acontecimentos, demonstrando grande crueldade e sadismo do protagonista.
Entretanto, tempos depois, Medrado é obrigado a se deparar com sua outra metade, que também sobreviveu e retornou. A oposição de suas duas partes dá conta da trama e do desfecho da estória.

Livro O Visconde Partido ao Meio @ Acervo Micaela Hueartas

Com um humor ácido, Calvino nos joga de frente com os dois lados da natureza humana, questionando o quanto estes lados podem nos levar a sucumbir e o quanto podemos viver apenas com um deles.
É um texto leve, de leitura rápida e muito poderoso. Sem perder a função de entreter, o livro nos leva a grandes reflexões.
Na edição da Companhia das Letras há ainda algumas declarações do escritor sobre o livro, que ampliam sua compreensão e a visão que o mesmo tem da literatura.

O novo é encontrado a partir de R$21,00 e o usado por R$ 11,00.