Será que Glenn Close ganha o Oscar em sua oitava tentativa?

Com sua oitava indicação ao Oscar 2021 de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel em ‘Era Uma Vez Um Sonho’, até esse momento, Glenn Close se tornou a atriz com o maior número de derrotas e nenhuma vitória na história dos prêmios da Academia. Isso pode mudar.
No filme da Netflix, J.D., um estudante de direito na Universidade de Yale, recebe uma ligação da irmã, Lindsay, avisando que sua mãe, Bev (Amy Adams), teve uma overdose. Ele pega a estrada durante a madrugada para resolver essa e outras pendências. Sua memória volta ao passado, em reminiscências sobre sua difícil infância com a mãe e o ótimo relacionamento com a avó, Mamaw (Glenn).
Até sua estreia, o filme de Ron Howard apontava Glenn como a favorita ao prêmio. a única que parecia ameaça-la era (novamente) Olivia Colman pelo papel em ‘Meu Pai’ – a mesma que a derrotou em 2019 quando ganhou o Oscar de Melhor Atriz por ‘A Favorita’. Porém, com a estreia, ‘Era Uma Vez Um Sonho’ foi massacrado crítica, mesmo só poupou sua atuação como a única coisa que se salvava do filme.

Se não bastasse, sua atuação entrou na lista Razzie Awards (prêmio dos piores do ano), dias antes do anúncio dos indicados ao Oscar 2021.
Levando em conta que existe um continente que separa quem vota no Razzie dos acadêmicos do Oscar, ela ainda tem chances. O entrave: sua atuação foi a única conseguida pelo filme.
Por outro lado, desde que o número de indicados para Melhor Filme aumentou em 2009, nove atuações foram premiadas mesmo que o filme estivesse fora da corrida ao prêmio principal.
Renée Zellweger (Melhor Atriz 2020 por ‘Judy’), Regina King (Melhor Atriz Coadjuvante 2018 por ‘Se a Rua Beale Falasse’), Allison Janney (Melhor Atriz Coadjuvante 2017 por ‘Eu, Tonya’), Alicia Vikander (Melhor Atriz Coadjuvante 2015 por ‘A Garota Dinamarquesa’), Julianne Moore (Melhor Atriz 2014 por ‘Para Sempre Alice’), Cate Blanchett (Melhor Atriz 2013 por ‘Blue Jasmine’), Christopher Plummer (Ator Coadjuvante 2011 por ‘Toda Forma de Amor’), Meryl Streep (Melhor Atriz por 2011 por ‘A Dama de Ferro’) e Jeff Bridges (Melhor Ator 2009 por ‘Coração Louco’) ganharam por solitárias indicações.
Com exceção de Alicia, os premiados eram respeitados veteranos, como Jeff, Christopher e Julianne, que nunca tinham vencido anteriormente. Infelizmente, esses fatores não ajudaram Glenn em 2018. Porém, na matemática dos apostadores, a oitava indicação pode garantir o prêmio.

Oscar 2019 Glenn Close veste Carolina Herrera @Getty

Depois de sete derrotas, Geraldine Page recebeu seu primeiro Oscar de Melhor Atriz em 1985 por ‘O Regresso para Bountiful’. Paul Newman venceu em 1986 pela atuação em ‘A Cor do Dinheiro’ e Al Pacino em 1992 por ‘Perfume de Mulher’.
Entretanto… Peter O’Toole foi derrotado em sua oitava (e última) indicação em 2006 por ‘Venus’. Isso o colocou com o triste título de ‘o maior perdedor do Oscar de atuação da história’.
Na disputa de Melhor Atriz Coadjuvante desse ano, as coisas estão muito confusas. Premiada no Globo de Ouro pela atuação em ‘The Mauritian’, Jodie Foster ficou de fora nas indicações ao Oscar. Isso não acontecia há 44 anos. E, apesar da vitória no Critics Choice, Maria Bakalova concorre por uma comédia muito polêmica, ‘Borat: Fita de Cinema Seguinte’ – anos luz do tipo de atuação que os acadêmicos apreciam.

Glenn Close no SAG Awards 2019 @ Michael Buckner/Variety/REX/Shutterstock

Apesar de não conseguir uma indicação ao BAFTA (mudaram o sistema de votação nessa temporada), Glenn concorre no SAG no domingo, 04 de abril, assim como a Amy Adams, protagonista de ‘Era Uma Vez um Sonho’. É sua 11ª indicação no Sindicato dos Atores com duas vitórias (Melhor Atriz em 2019 por ‘A Esposa’ e Melhor Atriz em Filme ou Minissérie 2005 por ‘Leão do Inverno’).
O fato de ser a mais famosa veterana na corrida de Melhor Atriz Coadjuvante 2021 é uma vantagem entre os votantes do SAG, que anteriormente premiou outras lendas, como Helen Mirren, Judi Dench e Maggie Smith.
Quem sabe é a hora de Glenn Close quebrar um jejum de quatro décadas de grandes atuações e nenhum Oscar?

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.