Racistas e preconceituosos… Chega de justificativas!

O que aconteceu na noite de segunda-feira, 05 de abril, no programa BBB21 da TV Globo foi histórico.
Duas pessoas negras (o professor de geografia João e a influencer digital Camilla de Lucas) se posicionaram contra uma agressão verbal feita pelo cantor sertanejo branco Rodolffo. Ele comparou o cabelo afro do João a uma peruca da fantasia de homem das cavernas.
Sabe qual foi sua reação? Ele reafirmou sua fala:

“Se todo mundo observou como era a peruca do monstro… Acredito eu que era um pouco semelhante!”

Se não bastasse, na sequência, ele se justificou revelando que seu pai usou cabelo igual na juventude. Tipo: ‘O que tem a ver uma coisa com a outra?’
Ah… Pelo amor…
Como sei que você tem dificuldade para entender (conservadores entendem o mundo a partir do seu umbigo), vou desenhar: o mundo está passando por um processo de mudanças sociais profundas.
Aquilo que você aprendeu nas aulinhas de história e comprou sem questionamentos (brancos, héteros, ricos e olhos claros não costumam questionar nada, pois se acostumaram a dominar o mundo) não funciona mais.
Estudem. Pesquisem. Aprendam.
Por mais chucro que você seja e use isso como justificativa para suas atitudes preconceituosas, apontar o dedo, julgar, ofender… Não funciona mais.
E essa mania de atacar e depois de ser confrontado tentar se justificar, pedindo desculpas, não funciona mais. pense antes de falar.
Fica a dica!

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close