A origem do Milkshake eternizado no filme ‘Pulp Fiction’

Ana Barbosa @ Divulgação

Coluna assinada pela gastrônoma Ana Barbosa

Além da gastronomia, em especial a confeitaria e panificação, devo assumir: sou uma cinéfila de carteirinha! Gosto de todos os gêneros, mas me encanto muito com filmes trashs, terror e suspense Mas também curto um bom filme de ação e até mesmo aquele drama.
E estava eu, pensando com meus botões, o que poderia trazer a vocês nesta semana. E coloquei um clássico, que nunca canso de assistir: Pulp Fiction: Tempo de violência (1994).
Falando um pouco sobre o filme, se trata de um drama policial dirigido pelo aclamado Quentin Tarantino, e em seu elenco nomes de peso como Uma Thurman, Samuel L. Jackson e John Travolta.
Sobre o enredo: “Um pistoleiro se apaixona pela mulher de seu chefe, um boxeador não se sai bem em uma luta e um casal tenta executar um plano de roubo que foge do controle”.
A cena, digna de ser eternizada, entre os personagens Mia Wallace (Uma Thurman) e Vicente Vega (John Travolta), dançam ao som de “You Never Can Tell”, de Chuck Berry. Na sequência, Mia pede um milkshake com o nome de Martin e Lewis e Vincent pedi um drink. Após o primeiro gole Mia solta: “yummy” e oferece a Vega que não só aceita como elogia sabor dele.

Não sei você, caro leitor, mas em mim desperta uma vontade enorme de tomar um bom milkshake, ainda mais neste calor que tem feito. Fui procurar sua origem.
Primeiro: o milk-shake foi criado nos Estados Unidos.

Em 1885, o termo milk (leite) shake (batido) era uma bebida fortificante e alcoólica, tinha leite e sorvete, calda, whisky e ovos. Só de ler, você deve imaginar que esta mistura não fez muito sucesso, não é? Em torno de 1900, o termo foi mencionado como uma bebida batida feita de xarope de chocolate, morango ou baunilha.
Nos EUA do ano de 1930 existiam lojas chamadas de “Malt shops” (Loja de malte, numa tradução literal) que comercializavam o milk-shake. Eram frequentadas por estudantes, que também consumiam vários tipos de refrigerantes – você já deve ter visto em filmes de época este tipo de loja, né?

A atriz Lana Turner num Malt Shop @ Reprodução

O legal da história é que o surgimento do milkshake está ligado ao surgimento dos eletrodomésticos, como o liquidificador. Antes de fazer sucesso nas lanchonetes, o milkshake era apenas uma bebida de leite com gelo batido, açúcar e saborizadores. Com a tecnologia ganhou uma textura mais aerada e espumada.

Malt Shop @ Reprodução

Abaixo deixo aqui para vocês uma receita de Milkshake deliciosa, espero que gostem!

Ingredientes
– 600 ml de sorvete de baunilha
– 170 ml de leite gelado
– 1 colher de sopa de essência de baunilha
– 30 ml de leite quente
– 100 g de chocolate branco
– Chantilly a gosto
– 2 cerejas (opcional) para decorar

Modo de preparo
Coloque o chocolate branco em pedaços em uma tigela. Despeje o leite quente e cubra a tigela por 1 minuto. Dissolva o chocolate misturando com a ajuda de uma espátula.
Em um liquidificador bata o sorvete com o leite, a essência de baunilha e o líquido de chocolate branco.
Despeje nas taças e cubra com chantilly e enfeite com as cerejas.