A história do hambúrguer

Jocielly Bobinsky @ Acervo pessoal

Coluna assinada pela Chef Jocielly Bobinsky

Em 1937, os irmãos Richard e Maurice McDonald abriram um pequeno drive-in na cidade de San Bernardino na Califórnia e revolucionaram o mundo do fast-food. Como todos os outros, eles serviam lanches rápidos para clientes apressados, o conceito virou o símbolo de drive-in.

(Nota do editor: o hambúrguer foi criado no século 13 na Mongólia, Ásia Oriental e Central, quando os cavaleiros amaciavam a carne, colocando ela debaixo da cela do cavalo. Na Ásia Ocidental foi desenvolvida uma técnica de temperar a carne, para conservar por mais tempo. No século 17, a cidade de Hamburgo na Alemanha os marinheiros alemães passaram a cozinhar – até então era consumida crua, e levaram a iguaria para os EUA).

O Brasil foi um dos pioneiros, em 1952 o tenista americano Robert Falkemburg abria o primeiro Bob’s em Copacabana, no Rio. 28 de maio tornou-se o dia do hambúrguer.
Hoje no mercado encontramos hambúrgueres feitos com vários tipos de carne bovina, frango, porco, e até mesmo avestruz. Ele pode ser recheado, frito ou assado. Vale a criatividade.

Hamburguer @ divulgação

Bom, vou passar minha receita de hambúrguer que criei.
250 grs de costela moída
250 grs patinho moído
Pimenta do reino a gosto
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de mostarda amarela
2 colheres de sopa de catchup
1 colher de molho inglês
Misture tudo com a carne e faça os hambúrgueres
Grelhar em chapa ou frigideira bem quente até o ponto desejado.