Eucalipto é a estrela do projeto externo do Hotel Rosewood

Foram 14 anos de espera, desde a aquisição do complexo Matarazzo pelo Groupe Allard, em 2008, até a inauguração da primeira fase da Cidade Matarazzo, em janeiro deste ano, já complementando uma parte do RoseWood – o único hotel 6 estrelas do Brasil.
Assinado pelos arquitetos Jean Nouvel e Philippe Starck, o megaprojeto aposta no uso de materiais genuinamente brasileiros.

Hotel Rosewood – Vertical Garden – Área Externa @divulgação

Quando o projeto chegou ao Brasil, um grande quebra-cabeça foi montado para chegar de fato à essência e inspiração traçada pelos arquitetos, inclusive na área externa, com as estruturas cobertas nas áreas comuns.
Quem relata é Bruno Watanabe, CEO da Vertical Garden, empresa contratada para fazer toda a “tropicalização” do projeto nas áreas comuns.

“É mais do que normal quando, empresas de fora, fazem um tipo de projeto pensando em sua cultura. Foi assim que aconteceu quando o Grupo Allard nos procurou, pois o que estava desenhado teve que sofrer adaptações em relação ao nosso mercado”, explica o executivo.

Hotel Rosewood – Vertical Garden – Área Externa @divulgação

Uma das escolhas que levam o DNA da Vertical Garden é o uso de tecnologia agregada à sustentabilidade do projeto como um todo. No momento de definir qual tipo de madeira seria a protagonista, o eucalipto foi unanimidade.

Hotel Rosewood – Vertical Garden – Área Externa @divulgação

Até recentemente, tratado como “patinho feio” por fabricantes, arquitetos e amantes de madeiras brasileiros, o Eucalipto sempre viveu às sombras de outras madeiras, como, mogno, cedro, tauari e jequitibá. Entretanto, o jogo mudou e atualmente o Eucalipto é visto como madeira nobre por possuir densidade, resistência e propriedades técnicas parecidas com as do carvalho e da faia. Sua aparência é comparada ao mogno e ao jatobá.

“Embora seja um produto originário da Austrália, o eucalipto se adaptou facilmente com o nosso clima. Com isso existe uma grande oferta e regularidade de entrega, além de ser a primeira madeira nobre oriunda de plantio florestal”, justifica Watanabe.

Hotel Rosewood – Vertical Garden – Área Externa @divulgação

Na tropicalização do projeto da Cidade Matarazzo, foram utilizadas mais de 5 mil barras de eucaliptos para produzirem duas estruturas – Pool House e Swimming Pool -, de madeiras na área externa do Hotel Rosewood, sendo ambas criações de Philippe Starck.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.