Blickfang 2016 – Feira Internacional de Design

Coluna assinada pela correspondente em Basel (Suíça) Ana Paula Barros

 

Ana Paula Barros @ Selfie
Ana Paula Barros @ Selfie

Dentre os inúmeros eventos que acontecem na Basiléia (feiras de arte, relógios, produtos suíços, entre outros), o tema design também é trazido anualmente. Completando 25 anos de existência – e sete na cidade, a “Blickfang – Feira Internacional de Design” está entre os maiores eventos comerciais de design na Alemanha (Hamburgo, Munique e Stuttgart), Áustria (Viena) e Suíça (Basiléia e Zurique).
Entre os dias 29 de abril e 01 de maio, a exibição trouxe mobiliário, iluminação, produtos, moda e design de jóias. Um curador acompanha os desenvolvimentos e tendências nessas áreas para selecionar os 160 expositores, que é aberto a novos profissionais, porém, o produto precisa ser avaliado por um comitê e deve atender às exigências específicas.
O diferencial é que esta feira é focada no design independente no qual todo o processo, desde a concepção, produção e comercialização, é acompanhado de perto pelo responsável. E isso é o bacana: ver o público interagindo, curioso por entender os conceitos, buscando novas funcionalidades e estética, já que os criadores dos produtos estão lá para apresentá-los.
Neste ano, a feira estava dividida em algumas sessões, “blickfangSelected” (novos talentos), “blickfangLocals” (empresas e designers locais), “Dutch Design” (design holandês emergente), “blickfangVélo” (bicicleta como estilo de vida, modelos retrô ou com tecnologia de ponta), “Gentleman’s Essentials by Mini” (produtos para homens que prezam pelo estilo e alta qualidade).
Além disso, a Mini, empresa inglesa conhecida pelo design exclusivo de seus automóveis, é patrocinadora da Blickfang e promove uma premiação com duas categorias: “Mobiliário e Produto” e “Design de Moda e Jóias”. Os vencedores esse ano, respectivamente, foram a designer suíça Estelle Gassman (Zurique), com uma linha de acessórios e objetos para o lar extravagantes e Jan Rotter de Leipzig, Alemanha, com roupas masculinas rústicas, feitas de lona reciclada de tendas de escoteiros.
Houve um evento paralelo muito bacana no sábado, ocasião em que visitei a feira, o “Saturday Style Ride”, primeiro passeio ciclístico para divulgar o estilo de vida sobre duas rodas. Cada vez mais as bicicletas têm ganhado espaço como meio de transporte nas cidades. A ideia é mostrar que mais que uma forma de locomoção, pode-se ter prazer em pedalar e mais: sem perder a classe, a bicicleta pode ser elegante e estar em harmonia com seu estilo pessoal. Foi uma surpresa me deparar com tantas pessoas com um look retrô e bicicletas lindíssimas e estilosas, entre os destaques as tandems (bicicletas duplas) e a penny-farthing (com as gigantescas rodas na frente).
Para finalizar, a feira conta com uma plataforma online, onde todos os produtos estão disponíveis.

Para quem quiser conhecer melhor, visite http://www.blickfang-onlineshop.com.