Série ‘Ally McBeal’ completa 20 anos

Há 20 anos, estreava no canal Fox, a dramédia judicial (e musical) Ally McBeal. Criada por David E. Kelley e estrelada por Calista Flockhart (atual Sra. Harrison Ford), o programa ganhou sete Emmy, quatro Globo de Ouro e dois SAG Awards, durante os cinco anos de exibição.

O cenário era a firma de advocacia Cage and Fish, onde vai trabalhar a jovem, romântica e maluca Ally, logo após sofrer um assédio de seu ex-chefe, que a apalpou. No escritório, ela encontrou uma fauna de pessoas tão ou mais malucas do que ela, além do seu ex-noivo, Billy, casado com uma linda e loira, Georgia.
Pressionada por seu relógio biológico, ela é louca para um relacionamento sério, mas só encontra idiotas. Ao mesmo tempo, ela defende os casos mais estranhos possíveis. No final do dia, a firma descia para um happy hour num bar, onde um excelente repertório de clássicos americanos (incluindo da Broadway, principalmente de ‘Smokey Joe’s Cafe’) era apresentados, principalmente na voz da cantora Vonda Sheppard, responsável pela canção tema da série, ‘Searchin’ My Soul’. O sucesso das músicas rendeu dois álbuns da trilha sonora, além de um especial de Natal. Uma atração à parte foram os números musicais com participação de uma parte do elenco.

O sucesso foi tanto, que durante as cinco temporadas, a série contou com participações especiais de Jennifer Holiday, Barry White, Al Green, Tina Turner, Macy Gray, Gloria Gaynor, Chayanne, Barry Manilow, Anastacia, Elton John, Sting, Mariah Carey e Josh Groban.

Além de Calista, a primeira temporada contou com os personagens Richard Fish (Greg Germann), Elaine Vassal (Jane Krakowski, atual Jacqueline White da série Unbreakable Kimmy Schmidt), John Cage (Peter MacNicol), Renee Raddick (Lisa Nicole Carson), Billy Allen Thomas (Gil Bellows) e Georgia Thomas (Courtney Thorne-Smith, revelada em Melrose Place).

Ally McBeal Season One (1998) @ Divulgação

Na segunda entram , Nelle Porter (Portia de Rossi, atual Sra. Ellen DeGeneris) e Ling Woo (Lucy Liu, papel que rendeu uma indicação ao Emmy de Atriz Coadjuvante e a ajudou a se tornar uma das ‘Panteras’, no remake da série de 2000).

Ally McBeal Season Two @ Divulgação

Na terceira temporada, entrou o ator James Le Gros e na quarta, Robert Downey Jr, no papel que o resgatou do limbo de Hollywood, após uma longa batalha contra seu vício em drogas (prisão, rehab, etc). Levou um Globo de Ouro e um SAG e o colocou na rota de volta ao sucesso.

Plus: As três primeiras temporadas foram ótimas. A quarta foi razoável, principalmente pela participação de Robert e a quinta foi lamentável.