As primeiras super heroínas das HQs – Parte 5

Moça Bala (Susan Kent), Spider Widow (Dianne Grayton) e Liberty Belle (Libby Lawrence) são as estrelas da quinta parte do especial MONDO MODA As Primeiras Super-Heroínas das HQs.

MOÇA BALA – MULHER BALA – BULLETGIRL – Fawcett Comics

Susan Kent era filha de um sargento, que frequentemente trabalhava com o policial forense James Barr. Ela se tornou assistente do laboratório e logo descobriu que ele era o herói Homem Bala – Bulletman.
No passado, ele desenvolveu uma fórmula capaz de eliminar as toxinas que fazem o ser humano enveredar pelo crime. Usando a fórmula em si mesmo, sofreu um efeito colateral que o tornou musculoso e mais inteligente. Ele criou um capacete capaz de fazê-lo controlar a gravidade a seu redor, permitindo-lhe voar e fazer projéteis se desviar dele.
Ele criou outro capacete para Susan, que se tornou a Mulher Bala / Bulletgirl, sua parceira no combate ao crime. A primeira aparição da dupla aconteceu na revista Bulletman # 1 em junho de 1941. Último exemplar foi a edição #16 em setembro de 1946.

1941 Mulher Bala – Bulletgirl – Bulletman # 1 – Junho

Depois do cancelamento da revista, a dupla apareceu em revistas de outros heróis, como Comando Invencível /All Star Squadron, Lanterna Verde, Starman e Capitão Marvel.
Na revista The Power of Shazam! #32, James e Susan ganham uma filha chamada Deanna Barr. Herdou o capacete da mãe. Anos depois, ela se juntou ao pai na última aventura para salvar a família Marvel das garras do vilão Chain Lightning.
Em 2005, a nova Mulher Bala / Bulletgirl se tornou Bulleteer, porém, sem qualquer ligação com o casal original. Apesar disso, Susan Barr fez uma aparição especial para visitar sua sucessora na edição # 3 de Grant Morrison’s Seven Soldiers of Victory.

SPIDER WIDOW – Quality Comics

Criada por Frank Borth, Spider Widow debutou na revista Feature Comics #57, em junho de 1942. Identidade secreta da atleta Dianne Grayton, que decidiu combater criminosos e espiões estrangeiros depois que descobriu o poder de controlar aranhas Viúva Negras. Poderes nunca explicados nos quadrinhos.

1942 The Spider Widow – Grandmother of Terror! @ divulgação

Ela encontrou no seu sótão uma fantasia de uma velha bruxa – máscara de borracha, vestido preto e um chapéu cônico. A personagem ganhou o subtítulo de ‘A Avó do Terror’.
Numa época no qual as heroínas eram lindas e curvilíneas, Spider Widow foi uma das poucas que subverteu o estereotipo.
Ao lado de Phantom Lady, Spider apareceu nas revistas Feature Comics #69-71 e Police Comics #20-22.
A personagem teve sua última aventura em outubro de 1943.

LIBERTY BELLE – DC Comics

Liberty Belle é o nome de três super-heroínas das HQs. Duas são da DC Comics: Libby Lawrence e Jesse Chambers e a outra é Caroline Dean, da Charlton Comics.

1942 Liberty Belle – The All American Girl @ divulgação

De origem polonesa, Libby fugiu da Alemanha depois que o pai foi assassinado pelos nazistas. Na viagem para França, seu barco foi destruído, obrigando-a a nadar para chegar na Inglaterra. Tornou-se repórter e depois apresentadora de um programa de TV. Quando conheceu patriota Tom Revere, ela ganhou uma réplica de um Sino da Liberdade da Filadélfia, que lhe deu poderes de velocidade, força e resistência. Tornou-se Liberty Belle.
Quando ela se casou com Johnny Quick, ela entrou para o Comando Invencível/All-Star Squadron. Eles tiveram uma filha: Jesse Quick.

1943 Veronica Lake as Liberty Belle @ Divulgação

Criada por Jack Kirby, Liberty Belle estreou na revista Boy Commandos #1, em dezembro de 1942. Esteve na segunda edição da revista, depois migrou para a Star Spangled Comics # 20, em maio de 1942, ficando até maio de 1947.
Somente em 1981, ela reapareceu no relançamento pela DC Comics de All-Star Squadron no primeiro capítulo do livro Justice League of America # 193 escrita por Roy Thomas. Liberty fazia parte da Terra 2, sendo criada como alternativa de Mulher Maravilha da Terra 1.
Liberty foi inspirada nos traços da atriz dos anos 40, Veronica Lake e foi incluída na posição #63 na lista da ‘100 Mais Sexys Mulheres das HQs’, criada pelo Comics Buyes Guide’s.

2016 Liberty Bell em DC Super Hero Girls – Past Times at Super Hero High (Outubro) @ divulgação

Em outubro de 2016, a versão adolescente de Liberty Bell apareceu na revista DC Super Hero Girls: Past Times at Super Hero High, ao lado da Barbara Gordon, Harley Quinn, Katana, Poison Ivy, Supergirl e Mulher Maravilha.

(Artigo assinado por Jorge Marcelo Oliveira)

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.