Modelos negras no livro de Arte ‘Supreme Models’

Supreme Models: Iconic Black Women Who Revolucionized Fashion é o livro de arte produzido pelo ator, estilista e apresentador de TV Marcellas Reynolds exclusivamente com modelos negras.
Das veteranas Naomi Campbell, Beverly Johnson, Pat Cleveland as estrelas atuais Adut Akech e Joan Smalls, o livro é o mais completo trabalho que celebra esse universo.

“Supreme Models é o primeiro livro de Arte dedicado a modelos negras. Contudo, existem outros livros sobre o assunto, porém, não nessa categoria ou nessa dimensão. Levou oito anos para ser publicado graças às diversas negativas dos editores afirmando não haver mercado para esse tipo de trabalho. Eu me inspirei a escreve-lo em resposta ao Vogue Model: The Faces of Fashion, livro de 2011, dedicados as modelos que apareceram na Vogue Britânica. Só incluíram duas modelos negra: Iman e Naomi Campbell”, contou o autor ao site Fashion Gone Rogue.

“A mais absurda omissão foi a omissão de Donayle Luna, que foi a primeira modelo negra a aparecer numa capa de qualquer Vogue, no caso numa edição de 1966. Cinco anos depois a Vogue Itália colocou Carol LaBrie, feito que a Vogue US fez com Beverly Johnson, em agosto de 1974. Quando recebi o exemplar do livro da Vogue em 19 de abril de 2011 decide escrever Supreme Models para dar o reconhecimento que as modelos negras merecem”, finaliza.

As brasileiras Laís Ribeiro e Emanuela de Paula também estão presentes no livro.