Os Benefícios da Batata

Jocielly Bobinsky @ Acervo pessoal

Coluna assinada pela Chef Jocielly Bobinsky

 

A batata faz parte de diversas receitas e é um alimento bastante presente nas mesas dos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira da Batata, ela é o quarto alimento mais consumido no mundo, ficando atrás apenas do arroz, trigo e milho.

Benefícios:

Turbina a função cerebral
Diminui a pressão arterial
Reduz o stress
Deixa os ossos mais fortes
Faz bem pro coração
Afasta o risco de AVC
Ajuda no controle da diabete
Entre outros

 

Como consumir:
Assada: pode ser preparada com pouco óleo e com casca para ficar ainda mais saudável. É uma forma de acompanhar pratos principais como carnes.
Frita: apesar de saborosa, as batatas fritas devem ser consumidas com moderação, pois as altas temperaturas dos óleos liberam substâncias que fazem mal para o organismo. Além de o óleo aumentar as calorias do alimento.
Cozida: opte por cozinhar com a casca para manter os nutrientes. Pode acompanhar saladas ou virar um purê.
Ao vapor: é a melhor forma de preservar os nutrientes e deixa o sabor da batata mais natural.

Sua popularidade ocorre devido ao fato de ser um alimento barato, fácil de cultivar e de fazer. Mas ela também tem boas propriedades nutricionais: possui grande quantidade de água, fibra alimentar e é uma importante fonte de carboidratos para o dia a dia. Além disso, contém vitaminas, potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.