Quais são as flores comestiveis

Jocielly Bobinsky @ Acervo pessoal

Coluna da Chef Jocielly Bobinsky – Especial para o MONDO MODA

As flores comestíveis possuem propriedades únicas, complementam pratos tradicionais e transformam o paladar quando consumidas. A maior parte das espécies possui alta quantidade de nutrientes, bem como carotenoides e óleos essenciais, o que torna seu consumo totalmente indicado para aqueles que buscam uma alimentação equilibrada e saudável.

Elas podem ser usadas para decorar chás, vinhos, drinks, geleias, doces, saladas e sopas. Muitas são tóxicas, por isso devemos consumir apenas as confiáveis.

Quando for usar em saladas não devemos deixar de molho para não murcharem, elas devem ser acrescentadas apenas na hora de servir.

Algumas delas estão presentes em nosso dia-a-dia e nem percebemos, como o brócolis, couve flor, alcachofra, etc.

Na associação de sabores, o botão de girassol tem gosto de aspargo, o cravo se assemelha à cebola, a begônia lembra o limão, a calêndula entra no lugar do açafrão.

Confira as mais conhecidas:

Amor-perfeito – Esta espécie é delicada e possui um sabor levemente adocicado, que vai muito bem a sobremesas, saladas e sucos. Graças ao seu sabor suave, é uma ótima escolha entre as flores comestíveis para bolos, tortas e outras preparações festivas.

Amor Perfeito @ Reprodução

Capuchinha – Com aspecto mais selvagem, esta flor comestível possui um sabor ligeiramente picante. Combina perfeitamente com saladas e molhos, e pode ser utilizada até mesmo em um suco refrescante. Além disso, é rica em vitamina C, potássio e zinco.

Sementes de capuchinha no molho de abacate @ Reprodução

Flor da abóbora – Disponível do final da primavera ao início do outono, as flores de abóbora têm um sabor relativamente suave. Embora elas geralmente sejam maltratadas e fritas, você também pode rechear com uma mistura de ricota e ervas ou picar e mexer em um pilaf de arroz.

Flores de abóbora recheadas @ Reprodução

Hibisco – Devido ao seu “sabor azedo, quase cítrico”,  usa se hibiscos tanto na culinária quanto em misturas de chá. A flor brilhante também oferece potenciais benefícios à saúde. As flores de hibisco secas são mais fáceis de encontrar do que muitas outras flores comestíveis.

Chá de Hibisco @ Reprodução

Cravos – Graças ao seu sabor picante e delicioso, pode se adicionar pétalas de cravo aos pratos de vez em quando. Polvilhe pétalas picadas em bases de salada de alface ou use-as como enfeite de bolo, o que também adiciona um gosto levemente picante.

Bolo decorado com cravos @ Reprodução

Rosas – As rosas têm um sabor arrojado. Tente jogar pétalas de rosa em fatias finas na salada de frutas para obter algumas notas florais ou faça sua própria água de rosas embebendo as pétalas em água quente. Algumas pesquisas sugerem que beber água de rosas pode ser bom para dor de garganta, pois pode ajudar a relaxar os músculos desta região.

Drinks com pétalas de rosas @ Reprodução

Dentes-de-leão – Um ingrediente popular em chás e outros remédios naturais, o dente de leão é uma flor comestível deliciosa. Pesquisa mostra que a flor, rica em antioxidantes, pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é particularmente importante no tratamento da diabetes.

Chá de dente de leão @ Reprodução

Girassol – Podemos comer suas lígulas branqueadas misturadas em saladas, arroz, risotos. O seu botão floral (antes da flor abrir) também pode ser cozido e servido como aspargo. O Girassol está dentro das 85% de espécies de flores comestíveis do mundo, se produzido de forma orgânica! Uma flor tão linda, mas que tem um ciclo de vida rápido. Brota, floresce, gera seus frutos e sua beleza se vai muito rápido.

Salada com brotos de girassol @ Reprodução

Begônia – As folhas, ramos e flores – tanto crus como cozidos – podem ser consumidos. As folhas apresentam um sabor azedo muito característico e delicioso, explicado pela presença do ácido oxálico, sendo utilizadas para o preparo de refogados, sucos e saladas.

Salada com begônia @ reprodução

Calêndula – Apenas as pétalas da espécie são propícias para o consumo. Boa para receitas quentes, ela tem um sabor amargo e pode substituir o açafrão.

Salada de erva com flores da calendula @ reprodução

Dica do Editor: Não coma as flores que são vendidas nas floricuturas, gardem center ou ainda nos setores (jardinagem) onde são comercializadas flores ornamentais nos supermercados. Nestas flores são usados em seu cultivo, agrotóxicos, entre outros produtos químicos. Para comprá-las procure locais como feira orgânicas, empórios especiais, ou ainda os setores onde são comercializadas flores comestíveis nos supermercados (próximos a verduras e legumes).

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.