Dica de vida saudável: Quinoa

Jocielly Bobinsky @ Acervo pessoal

Coluna assinada pela chef Jocielly Bobinsky – Especial para o MONDO MODA

A quinoa é uma semente comestível que contém proteínas, fibras, vitaminas, cálcio e antioxidantes. Ele pode ser consumido por quem quer perder peso, diabéticos, vegetarianos, idosos e atletas
Faz bem para os ossos, coração, músculos, melhora a imunidade e o funcionamento do intestino
É uma opção saudável para celíacos porque não tem glúten e para vegetarianos por ser rica em proteína
O cereal também é uma opção para quem não consome carne — o hambúrguer de quinoa costuma fazer sucesso entre veganos e vegetarianos, podendo acompanhar saladas e sanduíches. A quantidade recomendada para aproveitar os benefícios é consumir no mínimo 2 colheres de sopa por dia.
Ela pode ser encontrada nas cores branca, preta ou vermelha. Quando cozida, fica macia e com um leve sabor de nozes. Além disso, possui magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e antioxidantes. A semente fornece, ainda, os aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo.

Salada de quinoa com gengibre @ divulgação

Receita:

Ingredientes

250 g de quinoa em grãos
meia colher (chá) de páprica
2 colheres (sopa) de azeite
meia colher (sopa) de gengibre ralado
1 cenoura ralada
Sal a gosto
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1 colher (sopa) de cebolinha-verde picada
Modo de preparo

Em uma panela, ferva um litro de água.

Coloque a quinoa e a páprica e cozinhe por cerca de 20 minutos em panela tampada.
Desligue o fogo, escorra a água e reserve.
Em outra panela, aqueça o azeite, doure o gengibre e refogue a cenoura.
Desligue e misture a quinoa cozida, o tomate, sal e a cebolinha.

Sirva.

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