Pavlova, já ouviu falar?

Ana Barbosa @ Divulgação

Coluna assinada pela gastrônoma Ana Barbosa (@acb.barros) – especial para o MONDO MODA

Pavlova é uma sobremesa que irá impressionar seus convidados. É de uma delicadeza que não corresponde a dificuldade de prepará-la. Em sua versão clássica, sua base é composta por uma crosta de merengue francês – aquele crocante por fora e macio por dentro, coberto com chantilly e frutas frescas. Parece fácil de fazer, não é?! Mas, para que o merengue francês fique no ponto certo, deve-se atentar a adição do açúcar às claras, de forma que cresça satisfatoriamente e que todos os grãos sejam totalmente dissolvidos.
Agora, vamos à origem dela? Não se sabe muito ao certo quem a criou. Alguns relatos afirmam que tudo começou graças à bailarina e coreógrafa russa Anna Matveyevna Pavlova (1881 – 1931). Uma das mais influentes e célebres do seu tempo, ela levou o ballet “A Morte do Cisne” para a Austrália e Nova Zelândia, em 1926.

Anna Pavlova – A Morte do Cisne @ Reprodução

Sua presença foi descrita como “o principal evento daquele ano”. Outra menção foi: “Ela não dança; ela voa como se tivesse asas”. Com isso, dizem que a sobremesa foi produzida em sua homenagem, comparando o merengue ao tutu e os demais elementos de seu figurino representados pelo chantilly e pelas frutas.

Pavlova com chocolate e framboesa @ Reprodução

Mas fiquei encucada e quis ir mais a fundo para saber sobre sua origem, até que me deparei com uma pesquisa, realizada pelo escritor neozelandês Dr. Andrew Paul Wood junto à australiana Annabelle Utrecht, no qual eles evidenciam sobre a vinda de um doce bem parecido dos Estados Unidos e da Europa, que antecede o ano de 1911. E agora?!
A questão é que ninguém realmente sabe quem foi o criador desta antiga, polêmica, famosa e delicada sobremesa. Mas podemos afirmar e garantir que irá agradar aos paladares mais exigentes.
Uma dica boa é produzi-la com poucas horas de antecedência por conta das frutas frescas não oxidarem.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.