Vida saudável: troque o sal por… Especiarias!

Jocielly Bobinsky @ Acervo pessoal

Coluna assinada pela chef Jocielly Bobinsky

Quem cozinha tem uma infinidade de temperos disponíveis para deixar o alimento mais gostoso. Contudo, nem sempre é fácil saber onde a utilização de cada tempero é melhor.
Os temperos saboreiam a comida e, utilizando-os errado, um prato pode ser completamente estragado.
Segue lista com temperos bem comuns para que você saiba quando utilizá-los nos seus pratos!
Açafrão – Tem o gosto bastante forte, que pode predominar na comida. Ele vem da planta açafrão e possui uma cor amarela, também forte. Utilize-o em massas, carnes, caldos. Alguns doces levam açafrão, dependendo da receita.

Açafrão @ Reprodução

Alecrim – Bem perfumado e seu sabor não é tão forte como o do açafrão. Carnes podem ser saborizadas com ele. Além disso, o alecrim também dá um bom chá para ser tomado, principalmente, após as refeições. Isso porque ele é conhecido por ajudar na digestão.

Alecrim @ Reprodução

Chimichurri – Tradicional da Argentina e Uruguai, é uma mistura de várias especiarias (salsinha, coentro, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta preta, mostarda em pó, salsão) , por isso, tem utilidades diversas. Tanto no preparo de carnes, como de massas. Além disso, ele fica ótimo em aperitivos e também salpicado por cima de queijos, com azeite.

ChimiChurri @ Reprodução

Coentro – Aroma e sabor suaves. Pode ser utilizado em carnes e caldos e fica muito bom! Ele pode ser utilizado tanto em pó, que é vendido em saquinhos, como em sua forma natural. Dessa forma, ele é completamente aproveitado, das folhas aos talos.

Coentro @ Reprodução

Cominho – Tempero de cor amarela, bastante utilizado em aperitivos, carnes, caldos, massas, biscoitos também podem levar o cominho no seu preparo.

Cominho @ Reprodução

Louro – Use suas folhas com moderação, porque elas saborizam bastante os alimentos. Você encontra o louro, também, em pó, fechado em saquinhos. E, comumente, o preparo de feijões e feijoada é feito com ele.

Louro @ Reprodução

Manjericão – Tempero saboroso, que funciona melhor ainda quando utilizado fresco. Se possível, plante-o num vaso para aproveitá-lo mais. Ele é cheiroso e os mais diversos tipos de comida podem usá-lo.

Manjericão @ Reprodução

Páprica – Apimentado, por isso use-o com moderação, especialmente se você não gosta de pimenta. Fica muito boa em carnes, carne de soja e em molhos. Ela vem dos pimentões, e tem a cor vermelha bem viva.

Páprica @ Reprodução

Tomilho – Tempero de cheiro forte, e tempera bem praticamente todas as comidas. Por exemplo, no preparo de carnes diversas e massas. Além disso, ele possui diversas propriedades terapêuticas, e inclusive é um bom anti-inflamatório.

Tomilho @ Reprodução

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.