Os 140 anos do nascimento do pintor Vladimir Dimitrov – ‘O Mestre’

Conhecido como O Mestre, Vladimir Dimitrov (nasceu em 01 de fevereiro de 1882, em Kyustendil, Bulgaria, e morreu em 29 de setembro de 1960) foi um pintor, desenhista e professor. Reconhecido como o mais importante artista plástico búlgaro pós a Guerra Russa-Turca.
Sua obra é expressiva, colorida, idealística, forte e original. Seu principal tópico foi a relação entre homem e natureza. Embora não se considerasse religioso, ele a celebrou (a natureza) como a regente suprema do espírito. A proposta de suas pinturas era elevar o homem ao conceito da humanidade, além de aproxima-la da harmonia representada pela Alma onipresente.

Vladimir Dimitrov – Sem Título1

Ele também ficou conhecido pelo estilo de vida incomum. De uma família pobre, mesmo depois que se tornou famoso, ele doava tudo o que ganhava, optando por uma vida sem luxos ou ostentação, vestindo roupas velhas, não cortava a barba e não comia carne. Veja bem: ele era vegetariano no início do Século XX! Por isso, enquanto vivo, muitas pessoas acreditavam que ele era um Santo e ganhou muita afeição.

Auto retrato Vladimir Dimistrov @ Divulgação

Dimitrov foi um excelente manipulador de cores brilhantes e vivas. Sua arte foi caracterizada como Fauvista (estilo surgido em 1901, mas só reconhecido em 1905). Hoje, seu movimento artístico é o Pós-impressionismo.

Vladimir Dimitrov – Sem Título @ Divulgação

Para celebrar os 140 anos de seu nascimento, sua cidade natal, Kyustendil, organizou uma exposição com 350 obras – incluindo 15 nunca apresentadas ao público, que serão reunidas ao acervo com outras 1350 pinturas na galeria que leva seu nome.

Vladimir Dimitrov – Sem Título @ Divlgação

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.